Anúncios
A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta meteorológico para chuvas intensas em todo o território paulista. Segundo o órgão, as condições atmosféricas seguem favoráveis à ocorrência de temporais nos próximos dias.
As precipitações podem ocorrer com intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e queda isolada de granizo.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/Z/r/4qrp5MSx6X0P1G7wS5Ew/image-33-.jpg)
Muito alto
- Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e região de Itapeva; Regiões de Campinas e Sorocaba;
Alto
Anúncios
- Regiões de Bauru e Araraquara; Regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Ribeirão Preto e Franca.
No sábado (17), o tempo deve ter sol entre nuvens, com elevação das temperaturas e sensação de calor e abafamento. A partir da tarde, a combinação do aquecimento com a umidade vinda do oceano e da Amazônia pode provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e, de forma pontual, queda de granizo. O cenário é típico de verão e pode causar transtornos localizados.
A partir de domingo (18), com previsão de se estender pelo menos até segunda-feira (19), a chegada de uma frente fria, associada a uma área de baixa pressão e ao fortalecimento do canal de umidade da Amazônia, deve provocar chuvas mais generalizadas em todo o estado.
Gabinete de Crise acionado para os dias mais críticos
Diante desse cenário, o Gabinete de Crise será instalado no domingo (18) e na segunda-feira (19), com o objetivo de reforçar o monitoramento, a articulação entre os órgãos envolvidos e a pronta resposta às ocorrências.
A Defesa Civil segue em monitoramento contínuo das condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas alagadas, encostas e locais sujeitos a quedas de árvores, além de adotar medidas preventivas para reduzir possíveis impactos.

Fonte: G1