Anúncios
Previsão indica chuva forte, rajadas de vento, raios e queda de granizo em várias regiões; Botucatu e região de Bauru têm estimativa de acumulados moderados entre quinta (9) e sexta (10).
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre terça-feira (7) e sexta-feira (10), a aproximação e a passagem de uma frente fria favorecem a formação de pancadas de chuva forte, com rajadas de vento intensas, frequente atividade elétrica e queda de granizo pontual em diferentes áreas do território paulista.
Anúncios
Os modelos meteorológicos indicam condições para temporais e acumulados altos no período entre terça (7) e sexta (10) na Região Metropolitana da Capital Paulista, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba.
Para o Centro-Oeste Paulista, a previsão aponta acumulados moderados, principalmente entre quinta (9) e sexta (10), abrangendo as regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Barretos. Botucatu e municípios do entorno devem ficar atentos a mudanças rápidas no tempo e à possibilidade de chuva forte com rajadas.
Anúncios
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada por parte da população, devido ao risco de transtornos urbanos como alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Orientações de segurança
- Evitar áreas alagadas, enxurradas e pontes/viadutos em situação de risco.
- Não se abrigar sob árvores durante temporais; procurar locais fechados e seguros.
- Desligar aparelhos eletrônicos durante descargas elétricas e evitar uso de tomadas.
- Reforçar a fixação de coberturas, objetos soltos e anúncios em áreas externas.
- Motoristas: reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo à frente e não atravessar vias inundadas.
- Em caso de granizo, buscar abrigo seguro e não tentar proteger veículos em área aberta.
Canais de acionamento
- CGE: telefone (11) 2193-8888 para comunicação imediata de ocorrências.
- Após o atendimento, realizar o cadastro da CPO no SIDEC conforme orientação da Defesa Civil.