25 abril, 2024

Últimas:

Defesa Civil aciona IPT para análise de risco de queda de rochas na serra de Avencas em Marília

Anúncios

A Prefeitura de Marília (SP), através da Defesa Civil, acionou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para analisar os riscos da queda de pedras na serra do distrito de Avencas. A composição rochosa suspeita fica na estrada vicinal Danilo Gonzales (MAR-306), que liga a cidade ao distrito.

Esta é a segunda situação de risco de queda de rochas em estradas registrada em uma semana no centro-oeste paulista.

Anúncios

Na última terça-feira (11), a concessionária que administra a Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre Torrinha e Santa Maria da Serra (SP), interditou por prazo indeterminado o trecho de serra da via sob alegação de prevenção contra possível desmoronamento de rochas.

Prefeitura sinalizou o local provisoriamente até a realização de vistoria técnica; orientação é evitar o trecho em dias de chuva — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação
Prefeitura sinalizou o local provisoriamente até a realização de vistoria técnica; orientação é evitar o trecho em dias de chuva (Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação)

A interdição na SP-304 foi tomada apenas três dias após a queda de uma grande rocha de um paredão no lago de Furnas, em Capitólio (MG), onde dez turistas morreram. O IPT também participou de vistoria na SP-304 e manteve a interdição.

Anúncios

Técnicos do IPT devem visitar o local sujeito à risco em Marília nesta quarta-feira (19) pela manhã junto com a Defesa Civil de Marília e do Estado, além do Corpo de Bombeiros, para analisar a situação das rochas que ficam ao lado da via.

A avaliação contará com a presença de técnicos, engenheiros e geólogos especializados em rochas.

“Durante a semana, recebemos, via Defesa Civil, informações de que as encostas adjacentes da vicinal que liga Marília a Avencas apresentavam rachaduras com potencial risco de queda iminente de rochas e por isso acionamos o IPT em busca de equipamentos e instrumentos mais adequados para aferição”, disse Coronel Marcos Boldrin, secretário municipal da Administração.

Defesa Civil aciona IPT para análise de riscos de queda de rochas na serra de Avencas, em Marília (Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação)

As secretarias de Obras Públicas e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento já anunciaram que, caso o local seja interditado, uma nova opção para os moradores e produtores rurais da região será aberta junto à Rodovia Rachid Rayes (SP-333), via que liga Marília a Assis.

Depois da vistoria na última semana, a prefeitura sinalizou o local provisoriamente com cones e fitas zebradas. A orientação aos motoristas é que evitem ao máximo o trecho, principalmente em dias de chuva.

Fonte: G1

Últimas

Ferring doa tratamento para prevenção de morte materna

Ferring doa tratamento para prevenção de morte materna

25/04/2024

Iniciativa irá auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. Hemorragia pós-parto figura entre as principais causas de...

Categorias