13 de fevereiro, 2025

Últimas:

De volta à F1, GP da Turquia tem Felipe Massa como maior vencedor; relembre triunfos

Anúncios

A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira as últimas provas que completarão o calendário 2020 da categoria, reduzido por causa da pandemia do coronavírus. Uma das novidades é o retorno do GP da Turquia, no Autódromo de Istambul, que fez parte do campeonato entre 2005 e 2011 e ficou marcado pela dominância brasileira. Felipe Massa, piloto da Ferrari na época, foi o único a vencer três das sete etapas no circuito – consecutivamente.

Após sair do calendário da categoria, o autódromo passou a ser controlado por uma nova gestão que limitou seu uso a testes de carros de rua e para a realização de eventos. No entanto, a administração do circuito revelou, em julho, que as conversas com a F1 para um potencial retorno já haviam começado em 2017.

Anúncios

Felipe Massa comemora terceira vitória no GP da Turquia, em 2008 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Felipe Massa comemora terceira vitória no GP da Turquia, em 2008 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

2006: primeira vitória na F1 vem na Turquia

Anúncios

Marcando também o primeiro triunfo de sua carreira, a primeira vitória de Felipe Massa no GP da Turquia veio em 2006, seu ano de estreia pela Ferrari ao lado do heptacampeão Michael Schumacher. No sábado, Massa faturou também sua primeira pole position e, largando da ponta, deixou os postulantes ao título – e protagonistas do campeonato – Fernando Alonso e Schumacher para trás.

Sua primeira vitória na F1 também encerrou um jejum de 32 GPs sem triunfo de um brasileiro; a última conquista foi de Rubens Barrichello, também pela Ferrari, no GP da China de 2004.

Felipe Massa celebra sua primeira vitória na Fórmula 1, na Turquia, em 2006 — Foto: Getty Images
Felipe Massa celebra sua primeira vitória na Fórmula 1, na Turquia, em 2006 — Foto: Getty Images

2007: repeteco e vitória sobre companheiro Kimi

A segunda conquista do brasileiro veio no ano seguinte. Largando da pole novamente, Massa fez uma corrida tranquila até a parte final da prova, quando começou a ser ameaçado pelo colega de equipe, Kimi Raikkonen. No entanto, contou com mais um pit stop do finlandês para abrir distância e vencer. No pódio, dobradinha da Ferrari, com Alonso, da McLaren, completando em terceiro lugar.

2008: briga com Hamilton em Istambul e no campeonato

No ano em que pôs os dedos na taça do campeonato e não levou o título por apenas um ponto, em 2008, o então piloto da Ferrari precisou brigar com Lewis Hamilton para garantir sua terceira vitória consecutiva no Autódromo de Istanbul. Após conquistar sua terceira pole position, perdeu a ponta para o britânico pouco depois de fazer sua primeira parada nos pit stops, na 24ª volta.

Massa comemora terceira vitória no GP da Turquia, em 2008 — Foto: Paul-Henri Cahier/Getty Images
Massa comemora terceira vitória no GP da Turquia, em 2008 — Foto: Paul-Henri Cahier/Getty Images

Hamilton conseguiu ampliar a distância para Massa, mas o brasileiro reassumiu a ponta quando o piloto da McLaren fez sua segunda troca. Sem conseguir alcançar o rival, o britânico fez seu terceiro pit stop na parte final da corrida e conseguiu conter a pressão de Kimi Raikkonen, que vinha em terceiro, para garantir o segundo lugar no pódio.

Além de Massa, o GP da Turquia teve outros quatro vencedores diferentes: um ano antes, em 2005, foi Kimi Raikkonen, então pela McLaren, que venceu no Autódromo de Istanbul; em 2009, a vitória ficou com Jenson Button, campeão daquele ano pela Brawn. Correndo pela McLaren, Hamilton venceu em 2010 e, em 2011, foi a vez de Sebastian Vettel, na época com um título pela RBR.

Button, Hamilton e Webber no pódio do GP da Turquia de 2010 — Foto: Getty Images
Button, Hamilton e Webber no pódio do GP da Turquia de 2010 — Foto: Getty Images

Em 2020, a prova será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, datas que pertenciam originalmente ao GP do Brasil, cancelado devido a pandemia do coronavírus. Também já foram confirmados os GPs da Bélgica, neste fim de semana; da Itália, em Monza; da Toscana, em Mugello; da Rússia, em Sochi; de Eifel, em Nurburgring; de Portugal, em Portimão; da Emilia-Romagna, em Imola; além da rodada dupla no GP do Barein e o GP de Abu Dhabi, encerrando o ano.

Fonte: GE

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A SBC Medical Group Holdings Incorporated (Nasdaq: SBC) (“SBC Medical” ou a “Empresa”) anunciou hoje que tomou a decisão...

Categorias