Anúncios

As principais cidades da costa leste dos Estados Unidos estão afundando, em alguns casos até 5 milímetros por ano – um declínio na orla do oceano que ultrapassa em muito a subida global do nível do mar, confirma uma nova investigação do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, conhecido como Virginia Tech, e do Serviço Geológico dos EUA.

Centros populacionais particularmente atingidos, como a cidade de Nova York, estão vendo áreas de rápida “subsidência” ou afundamento de terras, ao lado de terrenos que afundam mais lentamente ou relativamente estáveis, aumentando o risco para estradas, pistas de pouso e decolagem, fundações de edifícios, linhas ferroviárias e oleodutos, de acordo com um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academies of Sciences.

Anúncios

“A subsidência contínua e absoluta na costa leste dos EUA deve causar preocupação”, disse o autor principal Leonard Ohenhen, um estudante de graduação que trabalha com o professor associado Manoochehr Shirzaei no Laboratório de Observação e Inovação da Terra da Virginia Tech. “Isso ocorre especialmente em áreas com alta densidade populacional e imobiliária e com uma complacência histórica em relação à manutenção de infraestrutura”, afirma ele.

Shirzaei e a sua equipe de investigação reuniram uma vasta coleção de pontos de dados medidos por satélites de radar baseados no espaço e utilizaram essa informação altamente precisa para construir mapas digitais do terreno que mostram exatamente onde as paisagens que afundam apresentam riscos para a saúde de infraestruturas vitais. Usando imagens de satélite disponíveis publicamente, Shirzaei e Ohenhen mediram milhões de ocorrências de subsidência de terras ao longo de vários anos. Eles então criaram algumas das primeiras representações em alta resolução do mundo sobre a subsidência da terra.

Anúncios

Esses novos mapas mostram que uma grande área da Costa Leste está afundando pelo menos 2 mm por ano, com diversas áreas ao longo da costa meso-atlântica de até 3.700 quilômetros quadrados afundando mais de 5 mm por ano, mais do que a atual taxa global de aumento do nível do mar de 4 mm por ano.

Em várias cidades ao longo da Costa Leste, múltiplas infraestruturas críticas, como estradas, aeroportos e diques são afetadas por diferentes taxas de subsidência, informam os cientistas.

Fonte: Um Só Planeta – Foto: Divulgação