06 de julho, 2025

Últimas:

Das cidades do interior de SP, Botucatu tem a maior queda de emprego na indústria

Anúncios

O nível de emprego na indústria paulista caiu 0,40% em fevereiro ante janeiro, informou o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Sem ajuste sazonal, o recuo foi de 0,14%, com o fechamento de 3 mil vagas no mês passado. Na comparação com fevereiro de 2016, a contração do nível de emprego foi de 5,32%, com 122 mil demissões no período.

O fechamento de vagas ocorreu tanto na Grande São Paulo (-0,33%) quanto no interior (-0,06%). Nas diretorias regionais, Botucatu teve o maior recuo, de 3,29%. Já Franca apresentou a alta mais expressiva, de 6,08%.

Anúncios

Em números absolutos, apesar da queda no mês passado, o saldo no acumulado do ano segue positivo em 3,5 mil postos de trabalho (0,16%), já que em janeiro o setor manufatureiro paulista havia contratado 6,5 mil funcionários.

O diretor titular do Depecon, Paulo Francini, afirma que os resultados do mês indicam que o emprego na indústria deve passar por períodos de oscilação até uma recuperação consistente.

Anúncios

“A atividade da indústria está hesitante, próxima do aumento. Nós estamos em um período de transição. Enquanto a produção física não apontar claramente para cima, o emprego, que é o último a se recuperar, ainda viverá esse período de altos e baixos”, explica.

Entre os 22 setores, 15 tiveram saldo negativo em fevereiro, enquanto quatro ficaram positivos e três estáveis. O segmento que mais demitiu foi o de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-1,83%). O destaque positivo foi o setor de artefatos de couro, calçados e artigos para viagem (3,94%).

Fonte: Isto É

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Novo espaço une ciência de ponta, tecnologia e cuidado ao paciente, com projetos que visam melhorar diagnósticos, terapias e...

Categorias