27 abril, 2024

Últimas:

Cúpula das Américas termina com apresentação de plano para mudar imigração

Anúncios

A Cúpula das Américas terminou nesta sexta-feira (10) após uma apresentação de uma lista que os Estados Unidos apresentaram como proposta para diminuir a imigração.

O governo dos EUA divulgou um projeto que foi combinado entre os países do hemisfério e a Espanha,- que participou como observadora. Entre as medidas, está a proposta de receber mais trabalhadores convidados e fornecer caminhos legais para pessoas de países mais pobres trabalharem nos mais ricos.

Anúncios

Imagem de líderes de países latino-americanos que participaram da Cúpula das Américas, em 10 de junho de 2022 (Foto: Reprodução)

O governo Biden, que lida com um fluxo recorde de imigrantes ilegais na fronteira ao sul, prometeu centenas de milhões de dólares em auxílio a imigrantes venezuelanos na região, um novo processo de vistos familiares para cubanos e haitianos e contratação facilitada de trabalhadores da América Central.

Os anúncios no último dia da cúpula em Los Angeles fazem parte de um pacto liderado pelos EUA, batizado de “Declaração de Los Angeles” e buscam criar incentivos para os países receberem um alto número de imigrantes e os espalharem de maneira responsável pela região. Mas alguns analistas políticos estão céticos de que as promessas, algumas aparentemente muito simbólicas, serão suficientes para fazer uma diferença significativa.

Anúncios

O presidente dos EUA, Joe Biden, abre a sessão plenária da Cúpula das Américas em Los Angeles (Foto: Reprodução)

O plano encerra uma cúpula sediada por Biden que tinha o objetivo de reafirmar a liderança dos EUA e se opor à presença econômica cada vez maior da China na região com uma série de iniciativas como uma nova parceria econômica que parece ser um projeto ainda em andamento.

Essa mensagem, no entanto, foi ofuscada por um boicote parcial de líderes, caso do presidente do México, em protesto à exclusão de países de esquerda antagonistas dos norte-americanos como Cuba, Venezuela e Nicarágua, por Washington.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias