Anúncios
A Croácia inaugurou uma ponte de 2,4 quilômetros sobre o mar Adriático para ligar o país à península de Peljesac, ao sul, antes isolada do restante do território por uma pequena faixa pertencente a Bósnia. O projeto custou R$ 2,8 bilhões.
A novidade permite um acesso mais fácil por terra à cidade medieval de Dubrovnik, um importante ponto turístico croata e que está na lista de patrimônios protegidos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Anúncios
Financiada em parte pela União Europeia e construída pela empresa chinesa China Road and Bridge Corporation, que em 2018 venceu uma licitação internacional, a ponte estaiada tem um visual curvo e seis pilares principais. “Este é um grande dia para a Croácia. Vamos aproveitar!”, comemou Andrej Plenkovic, primeiro-ministro do país, na inauguração.
Em uma mensagem de vídeo transmitida na cerimônia de abertura, Li Keqiang, primeiro-ministro chinês, disse que o empreendimento “ilustra as relações amistosas” entre a China e a União Europeia.
Anúncios
Desde o final da antiga Iugoslávia, nos anos 1990, a costa do mar Adriático da Croácia é dividida por uma estreita faixa da Bósnia, fazendo que tanto moradores quanto turistas tivessem que passar por controles constantes de fronteira.
Fonte: Casa e Jardim