Anúncios
Membros da comunidade ortodoxa da Turquia mergulharam nas águas geladas do Chifre de Ouro – estuário que divide o lado europeu da cidade de Istambul – nesta quinta-feira (6) para celebrar o Dia da Epifania, que celebra o nascimento e batismo de Jesus Cristo.
O líder espiritual dos cristãos ortodoxos do mundo, o patriarca ecumênico Bartolomeu, que recentemente se recuperou da Covid-19, jogou uma cruz de madeira no Bósforo, para dar início à tradicional festa.
Anúncios
Dez nadadores competiram para recuperar o crucifixo neste ano, depois que apenas dois homens tiveram permissão para comparecer à cerimônia em 2021 devido às restrições do coronavírus. Galip Yavuz venceu a corrida depois de competir por cinco anos para recuperar o artefato religioso.
“Estou muito honrado. Este é meu 5º ano e tenho tentado ganhar todo esse tempo. Finalmente consegui”, disse Yavuz, de 36 anos, ao devolver o crucifixo de madeira a Bartolomeu.
Todos os anos, os fieis ortodoxos comemoram o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão mergulhando em rios e lagos de todo o mundo. Acredita-se que a cruz de madeira, que é abençoada pelo padre, trará boa sorte para o ano que se inicia a quem a resgatar.
Anúncios
Fonte: Yahoo!