Anúncios
No inicio da tarde desta quarta feira, 21, os funcionários do setor de contabilidade e administração da Câmara Municipal de Bofete foram surpreendidos com a ação de criminosos virtuais que entraram nos computadores e bloquearam o acesso aos dados da Casa de Leis.Este é um crime cibernético que desde 2005 está se tornando cada vez mais comum.
E os alvos são, principalmente empresas e órgãos públicos. É o chamado golpe do sequestro de dados.Essa modalidade de crime já é uma epidemia que se espalha pelo país. Criminosos conseguem entrar nos computadores e bloqueiam o acesso aos dados de empresas ou órgãos públicos.O golpe começa com um vírus enviado por email para várias empresas. Pode ser em forma de propaganda, um boleto falso de cobrança ou um pedido de atualização de cadastro. Aí, basta que o usuário dê um clique para que o vírus seja ativado e roube todas as informações do computador.
Anúncios
E, só libera com uma senha, que o usuário recebe se pagar o resgate.O pedido de resgate vem por email, em inglês, com o número de uma conta internacional para o depósito.Com o firme proposito de não compactuar com ações criminosas, o presidente da Câmara Municipal de Bofete, Zebra Ramos, não aceitou pagar o resgate a cerca de R$ 300 mil reais e comunicou o crime a Policia com o registro de Boletim de Ocorrência.
Imediatamente a Policia Civil de Bofete acionou a equipe técnica para proceder a pericia com o objetivo de descobrir a fonte das ações criminosas contra o legislativo bofetense.
Anúncios
Isso tudo ocorre justamente quando a Câmara Municipal atravessa um momento turbulento da politica local com denuncias e investigação contra o executivo municipal por supostos crimes de improbidade administrativa.Até então, não na mesma proporção criminal, mas é sabido que algumas autoridades de Bofete vem sendo denegridas por fakes manipulando boatos mentirosos nas redes sociais. Isso também já é alvo de investigação.
Fonte: Nosso Informativo