19 abril, 2024

Últimas:

Creche do Comércio de Botucatu ganha novas instalações

Anúncios

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou na manhã do sábado passado (12), as novas instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) “Claudeval Luciano da Silva”, popularmente conhecido como Creche do Comércio. 
 
A mudança permitirá a ampliação da oferta de vagas dos atuais 97 alunos atendidos (53 entre 4 meses e 3 anos e 44 entre 4 e 5 anos) para 120 já em 2016, do berçário à etapa II, em período integral. 
 
Desde a sua inauguração, em 15 de setembro de 2009, a creche funcionava em um prédio de três andares na Rua Amando de Barros, ao lado da Receita Federal. As atividades foram transferidas para um imóvel mais acessível, na Rua Cardoso de Almeida, 555, onde por vários anos funcionou a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. 
 
O prédio passou por ampla reforma para que pudesse oferecer mais conforto e segurança para as crianças e condições de trabalho adequadas para os profissionais da Educação. Foram investidos na obra R$ 362.378,06. Os serviços estiveram a cargo da Construart Construções Ltda., vencedora do processo licitatório.  
 
Após as adaptações, com instalação de setor administrativo, berçários e outras dependências, a creche passará a contar com espaço externo amplo e adequado, com tanque de areia, playground, solário, sala de convivência e pomar, possibilitando rico aprendizado, por meio de ações pedagógicas. 
 
A unidade é dirigida pela professora Maria Helena Rodrigues Parente e tem como coordenadora pedagógica Valéria Cícera da Silva. A equipe é formada por 24 funcionários, entre equipe gestora, auxiliares de serviços gerais, atendentes de creche e professores de educação infantil. 
 
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 17h30. Outro diferencial é que creche também funciona em janeiro e julho, meses de férias e recesso na maioria das escolas convencionais. Vale lembrar que o Centro de Educação Infantil “Ruy Amado Piozzi”, na Vila dos Lavradores, desde março de 2013, também atende filhos de empregados no comércio.
 
Olhar diferenciado à primeira infância
O evento de entrega das novas instalações da creche do Comércio contou com a presença da comunidade escolar e de diversas autoridades, entre elas o prefeito João Cury Neto; vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Jr.; secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; deputado estadual Fernando Cury; vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira; além de representantes da família do homenageado que dá nome à unidade escolar. Na oportunidade, um pequeno coral, formado por crianças atendidas na creche, também fizeram uma linda e emocionante apresentação àqueles que acompanharam a cerimônia. 
 
Luciana Barbosa de Almeida, filha de Claudeval Luciano da Silva, não escondeu a emoção ao ver a creche, que leva o nome do pai, em condições ainda melhores. “É uma delicia poder lembrar do meu pai dessa forma tão carinhosa. Um homem tão forte, tão sonhador que dedicou a vida ao comércio. Também fiquei tão alegre em saber que todos os dias, as crianças escrevem o nome dele. Com certeza, onde quer que ele esteja, ele está muito feliz”, diz.
 
Maria Helena Rodrigues Parente, conta que está na direção da Creche do Comércio desde 2012, e que a mudança era bastante aguardada pela equipe da unidade escolar e pais de alunos. “O antigo prédio era limitado devido às escadas e agora estamos vindo para esse novo prédio muito mais aconchegante e com a certeza que vamos atender nossos pequenos com muito mais qualidade”, afirma.
 
A secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, elogiou o profissionalismo da equipe da Creche do Comércio, o qual já é modelo a outras cidades. Ela ainda salienta que a principal característica do novo prédio é a de proporcionar melhor logística às atividades pedagógicas. “É uma casa que estimula a convivência entre professores e alunos, mais iluminada, arejada, onde as crianças podem ter contato com a grama e areia. Vale lembra que esta foi a primeira escola que transformamos etapas 1 e 2 em período integral”, enfatiza.
 
Zerando as demandas
Para o prefeito João Cury Neto, a Creche do Comércio simboliza a inovação instaurada dentro da Educação Municipal. “Muita gente falava que era impossível fazer um projeto como este. As mães que trabalham no comércio têm horários diferenciados, não tem um grande salário, e tinham que pagar alguém pra buscar e ficar com o filho. Com isso, mais mães e pais poderão trabalhar sossegados”, valoriza.
 
Ele ainda relembra que, desde 2009 até o momento, já foram criadas mais de 2,5mil vagas de creches do Município. “No governo passado, de 2001 a 2008, foi aberta somente uma creche, no Arlindo Durant, com cerca de 100 vagas. Quando entramos na Prefeitura o déficit de crianças fora de creche era mais de mil. Mas conseguimos colocar todas as crianças para dentro. Hoje temos mais ofertas de vagas do que crianças [fora de creche]. É o governo que mais abriu vaga de creche na Cidade e mesmo assim não podemos nos acomodar porque nasce criança todo dia. É uma demanda que cresce e não para nunca”, afirma.
 
Mães satisfeitas
Noeli Rosa Ramos trabalha há 13 anos numa loja de rede na Avenida Floriano Peixoto. Há cinco anos, procurou a Creche do Comércio pela primeira vez para que a pequena Maria Fernanda pudesse ter toda assistência em período integral. Agora ela já projeta colocar para o próximo ano, na mesma creche, seu segundo filho, João Pedro, de apenas 1 mês. Para a comerciária, o serviço disponibilizado pela Creche do Comércio é de primeira linha. 
 
“Ela traz uma tranquilidade para as mães. Os cuidados que as atendentes têm com os nossos filhos também é excelente. O horário é bem flexível, alimentação, tudo perfeito. Não tenho o que reclamar”, garante.
 
A comerciária Marja Fátima de Almeida é mãe de Helena, de 3 anos, e do Pedro, de apenas 4 meses. Prestes a voltar a trabalhar depois da segunda gravidez, ela se sente bastante segura em poder contar com a Creche do Comércio.
 
“Ela seguem certinho o ritmo da gente do comércio. Se precisar ficar até às dez da noite, eles também ficam. Daqui a dois meses volto a trabalhar e graças a Deus eles [os filhos] vão estar em boas mãos”, testemunha.
 
Serviço
CEI “Claudeval Luciano da Silva” – Creche do Comércio
Rua Cardoso de Almeida, 555 – Centro 
Tel.: (14) 9.9839-8611 (corporativo)
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias