26 abril, 2024

Últimas:

Covid-19: União Europeia fecha todas as suas fronteiras por 30 dias

Anúncios

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (17) o fechamento parcial da fronteira do Brasil com a Venezuela, em Roraima.

O anúncio veio após o Brasil registrar a primeira morte por coronavírus nesta terça, no estado de São Paulo. O paciente era um homem de 62 anos que tinha um histórico de diabetes e hipertensão. O estado investiga ainda mais 4 mortes suspeitas de coronavírus e tem 152 casos confirmados, de acordo com a Secretária Estadual de Saúde.

Anúncios

Em todo o Brasil, são 346 casos confirmados de coronavírus, segundo um levantamento feito com todas as secretarias estaduais de Saúde. O balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (17), contabiliza 291 infectados.

Na Europa, a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que a União Europeia irá fechar por 30 dias as fronteiras internas e externas do bloco para todos os países do mundo. A medida afeta pelo menos 26 países europeus.

Anúncios

Destaques de terça-feira

  • Brasil tem primeira morte por novo coronavírus; Ministério da Saúde informa 290 casos confirmados no país
  • O Acre anunciou os três primeiros casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2)
  • OMS recomenda não usar ibuprofeno para tratar Covid-19
  • 1º paciente com coronavírus em Turim volta a ter resultado positivo para o vírus após ser liberado de hospital
  • Portugal põe hotel em isolamento na Ilha da Madeira
  • A Itália tem 27.980 casos de Covid-19 e 2.148 mortes, segundo a OMS
  • O Irã registrou ao menos 14.991 infecções e mais de 800 mortes
  • A Espanha é o segundo país europeu com mais casos: 11 mil infectados e 491 mortes
  • O Paquistão teve a primeira morte por coronavírus
  • O Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa) foi remarcado para 2021
  • A Conmebol adiou a Copa América para 2021

Medidas nacionais

Com a disseminação do coronavírus por 17 estados e mais o Distrito Federal, o governo federal determinou que, a partir desta terça, todos os parques nacionais ficarão fechados por uma semana e as visitas a presos em todas as penitenciárias federais estão suspensas por 15 dias.

O Rio de Janeiro isolou a Região Metropolitana, formada por 22 municípios, e restringiu linhas intermunicipais de ônibus por 15 dias.

O município de São Paulo restringiu o número de pessoas em velórios: as salas de velório poderão ter apenas dez pessoas ao mesmo tempo durante a realização das cerimônias.

Uso de ibuprofeno

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

“Recomendamos paracetamol, e não ibuprofeno, em automedicação”, disse um dos porta-vozes da organização, Christian Lindmeier, em Genebra.

A recomendação da entidade veio depois que o ministro da Saúde francês alertou, no sábado (14), contra o uso da substância, que é encontrada em anti-inflamatórios. Especialistas também não aconselharam o remédio para tratar a Covid-19.

Uma placa na porta do teatro Tivoli, em Lisboa, fechado: "Fique em casa. Fique seguro. Ajude-nos a combater a pandemia de Covid-19" — Foto: Armando Franca/AP
Uma placa na porta do teatro Tivoli, em Lisboa, fechado: “Fique em casa. Fique seguro. Ajude-nos a combater a pandemia de Covid-19” (Foto: Reprodução)

Em Portugal, um hotel da Ilha da Madeira está isolado após a confirmação de um caso de Covid-19 em uma de suas hóspedes. Trata-se de uma holandesa de 61 anos que passou pela Alemanha antes de chegar ao arquipélago.

A hospedagem foi fechada pela polícia regional e nenhum hóspede pode entrar nem sair das instalações.

De acordo com a OMS, em todo o mundo houve 173.344 casos confirmados e 7.019 mortes em decorrência do novo coronavírus em 152 países e territórios.

Mortes no Irã

Pessoas do lado de fora do Templo de Fátima, na cidade de Qom, em 16 de março de 2020 — Foto: Mehdi Marizad / AFP
Pessoas do lado de fora do Templo de Fátima, na cidade de Qom, em 16 de março de 2020 (Foto: Reprodução)

Um alto funcionário do governo iraniano, membro da Assembleia de Especialistas, o organismo responsável por nomear e supervisionar o Guia Supremo, morreu devido ao novo coronavírus, informou a agência oficial IRNA.

O aiatolá Bathayi Golpayegani, 78 anos, eleito em 2016, havia sido hospitalizado no sábado.

O país libertou temporariamente cerca de 85 mil prisioneiros, inclusive políticos, informou um porta-voz do Judiciário. Ele não detalhou quando os presos libertos terão que voltar às celas.

Distanciamento social

Um artesão solitário caminha sobre uma rua quase vazia no distrito Prenzlauer Berg, em Berlim, Alemanha, na terça-feira (17) — Foto: Markus Schreiber/AP
Um artesão solitário caminha sobre uma rua quase vazia no distrito Prenzlauer Berg, em Berlim, Alemanha, na terça-feira (17) (Foto: Reprodução)

Após um dramático salto nos casos de coronavírus na Alemanha, o governo fez um apelo para que os alemães fiquem em casa nesta terça-feira. O pedido foi feito após o país registrar, entre domingo (15) e segunda-feira (16), 1.174 novas infecções em 24 horas – seu maior aumento em um único dia.

Europa restringe movimentação para conter novo coronavírus
Europa restringe movimentação para conter novo coronavírus (Foto: Reprodução/TV Globo)

O governo da Suécia determinou que as universidades e faculdades interrompam as aulas presenciais e coloquem em prática o ensino à distância a partir de quarta-feira (18). O primeiro-ministro Stefan Lofven afirmou que o ensino primário continuará normalmente. Ele não descartou a necessidade de fechar as pré-escolas.

Cerca de 100 mil agentes de segurança da França foram mobilizados para fiscalizar as ruas e multar quem não respeitar as regras de confinamento estabelecidas pelo governo francês a partir desta terça.

Praça do Trocadero, que tem vista para a Torre Eiffel, em Paris, ficou vazia nesta terça-feira (17) após o governo determinar confinamento em toda a França  — Foto: Ludovic Marin / AFP
Praça do Trocadero, que tem vista para a Torre Eiffel, em Paris, ficou vazia nesta terça-feira (17) após o governo determinar confinamento em toda a França (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde de Israel pediu às pessoas que não deixem suas casas, exceto para procurar “necessidades e serviços vitais.”

Nos EUA, o McDonald’s irá fechar a área em que os clientes podem comer em seus estabelecimentos entre as medidas tomadas para conter a expansão do novo coronavírus. A partir de agora, a rede vai fornecer comida para viagem e atendimento em em Drive-Thru.

A Índia fechou o polo financeiro de Mumbai, metrópole de 18 milhões de habitantes, e ordenou que os escritórios que não prestam serviços essenciais mantenham metade de seu pessoal em casa, de acordo com a Reuters. O Taj Mahal, a principal atração turística do país, também foi fechado. As medidas intensificadas para conter o coronavírus no sul da Ásia.

Autoridades hospitalares e aeroportuárias de Mumbai foram autorizadas a carimbar os pulsos das pessoas que são obrigadas a se isolarem com a mensagem “Quarentena Domiciliar” utilizando tinta indelével. A inscrição mostra a data de encerramento da quarentena.

Medidas econômicas

O Ministério da Economia brasileiro anunciou novas medidas para reduzir os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Serão empregados R$ 147,3 bilhões em medidas emergenciais para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos mais vulneráveis.

Na Europa, o governo italiano anunciou nesta terça-feira que prevê, como parte das medidas para enfrentar a pandemia de Covid-19, a nacionalização da companhia aérea Alitalia, que enfrenta grandes dificuldades financeiras há vários anos.

O governo de Donald Trump pretende enviar dinheiro diretamente aos cidadãos para aliviar as consequências econômicas da pandemia de coronavírus. “Estamos vendo como enviar cheques aos americanos imediatamente”, disse o secretário do Tesouro Steven Mnuchin durante entrevista na Casa Branca.

Atendimento prioritário

Na Austrália, vários supermercados passaram a atender durante uma hora apenas clientes idosos e com necessidades especiais por causa do Sars-Cov-2. Longas filas foram registradas em mercados de Melbourne e Sydney.

Alguns criticaram a aglomeração de pessoas que estão entre as mais vulneráveis ao novo vírus. Há quem sugira que os supermercados deveriam facilitar a entrega a domicílio.

Moradores se dispõem a sair nas ruas para ajudar vizinhos mais vulneráveis ao coronavírus
Moradores se dispõem a sair nas ruas para ajudar vizinhos mais vulneráveis ao coronavírus (Foto: Reprodução/TV Globo)

Vacinação

O primeiro teste em humanos para avaliar uma vacina contra o coronavírus teve início em Seattle, informaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos na segunda-feira (16).

Contudo, pode levar de um ano a 18 meses para que a vacina esteja disponível, já que são necessários mais testes.

“O teste em estudo aberto incluirá 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, durante aproximadamente seis semanas”, afirmou o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) em comunicado.

Fechamento de fronteiras

Covid-19: Paraguai e Argentina adotam medidas restritivas na fronteira com o Brasil
Paraguai e Argentina adotam medidas restritivas na fronteira com o Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na América do Sul, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Colômbia fecham suas fronteiras por 15 dias. Somente cidadãos e estrangeiros residentes nesses países poderão entrar nesses territórios durante o período.

Mesmo com as fronteiras fechadas, o Peru permitiu retirada de brasileiros que faziam turismo no país e Itamaraty negocia com empresas aéreas um voo.

Em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha à sul-mato-grossense Ponta Porã, policiais paraguaios param todos os veículos com placas estrangeiras que tentam seguir pela única rodovia que dá acesso ao interior do país.

Fonte: G1

Últimas

Novo suplemento de creatina chega ao mercado

Novo suplemento de creatina chega ao mercado

26/04/2024

Disponível no formato sublingual, o produto promete uma absorção mais rápida e eficiente

Categorias