28 março, 2024

Últimas:

Covid-19: Ao menos 14,3 mil pessoas morreram e mais de 329 mil estão infectadas no mundo

Anúncios

Ao menos 14,3 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. A universidade norte-americana Johns Hopkins já registrou mais de 329 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo levantamento atualizado na tarde deste domingo (22).

A maior parte das mortes mundiais está concentrada na Itália, são mais de 5,4 mil até o momento. O país registrou 651 mortos até o começo da tarde deste domingo (22). A Itália tem mais de 59,1 mil infectados pelo vírus, atrás apenas da China, que desde o início do surto, em dezembro de 2019, acumulou mais de 81 mil casos de Covid-19.

Anúncios

As autoridades de saúde da China divulgaram neste domingo que 46 novos casos de coronavírus foram registrados no país. Do total, apenas um foi provocado por transmissão local. Foi o quarto dia consecutivo com aumento dos casos importados do exterior.

Chinês usa máscara nas ruas de Xangai neste domingo (22) em meio à pandemia do novo coronavírus — Foto: Aly Song/Reuters
Chinês usa máscara nas ruas de Xangai neste domingo (22) em meio à pandemia do novo coronavírus (Foto: Reprodução)

O número de infectados nos Estados Unidos segue crescendo. De acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, são 33.276 pessoas contaminadas com o novo coronavírus, 417 morreram. Os estados mais afetados são os de Washington e Nova York. O país chegou a ficar na frente da Espanha em número de pessoas afetadas.

Anúncios

Somente Nova York representa 5% dos casos de todo o mundo.

O governo brasileiro vai restringir a entrada de estrangeiros em voos internacionais no país, mas a medida não se aplica aos Estados Unidos. A restrição passa a valer a partir desta segunda-feira (23).

O governo cubano anunciou neste domingo, que a partir de terça-feira (24) não será permitida a entrada de turistas na ilha. A decisão faz parte de uma série de medidas para conter a propagação do novo coronavírus. Os cidadãos cubanos que desembarcarem em Cuba ficaram em quarentena por 14 dias em um hospital. O país também enviou médicos até a Itália para combater a pandemia.

Emirados Árabes anunciaram que irão suspender todos os voos de entrada e saída de passageiros no país pelo período de duas semanas, a partir de quarta-feira (25), de acordo com a emissora CNN.

A companhia aérea Emirates, maior do Oriente Médio, voltou atrás na decisão de suspender todos os voos comerciais a partir de quarta e anunciou que manterá seus serviços em pelo menos 13 deles: Reino Unido, Suíça, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Austrália, África do Sul, Estados Unidos e Canadá.

A rede de fast-food McDonald’s anunciou que irá fechar todas as lojas no Reino Unido e na Irlanda, temporariamente, a partir de segunda-feira (23). O Reino Unido registrou 5.736 mil casos e 281 mortes.

O senador Rand Paul anunciou que foi diagnosticado com coronavírus. Através de um post em rede social, a equipe do político disse que ele não apresentou nenhum sintoma, mas já está em isolamento. “Ele não tinha conhecimento de nenhum contato direto com nenhuma pessoa infectada”, diz o texto.

Tensão na Espanha

A Espanha teve um aumento de 30% no número de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram registradas novas 399 mortes. Ao todo, são 1.772 mortes. O número de contaminados também subiu.

São 28.768 infectados (3.646 deles nas últimas horas). O governo já anunciou que o período de estado de emergência será estendido por mais 15 dias. Do total de contaminados, quase 3.500 são profissionais de saúde.

Ruas desertas também em Barcelona, na Espanha — Foto: Emilio Morenatti/AP Photo
Ruas desertas em Barcelona, na Espanha (Foto: Reprodução)

Itália ganha reforço russo

Militares russos vão enviar ajuda médica para a Itália a partir desde domingo, de acordo com o Ministério de Defesa de Moscou. O presidente Vladimir Putin conversou com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e ofereceu veículos de desinfecção para as ruas e especialistas para as áreas mais afetadas da Itália, além do envio de 100 médicos ao país.

O número de mortes não para de subir na região de Lombardia, na Itália. Nas últimas horas, foram registrados 360 casos, chegando a um total de 3.450 vítimas fatais. O número de casos também está aumentando. São mais de 28 mil infectados na região. No país, são 5.476 mortos, o maior número no planeta.

Rússia envia ajuda médica para a Itália neste domingo — Foto: Alexei Yereshko, Russian Defense Ministry Press Service via AP
Rússia envia ajuda médica para a Itália neste domingo (Foto: Alexei Yereshko, Russian Defense Ministry Press Service)

Alemanha

O governo alemão está considerando um bloqueio nacional para combater o novo coronavírus. As autoridades já pediram para que as fábricas de carro nacionais considerem produzir equipamentos médicos, como máscaras, para ajudar o sistema de saúde a ser abastecido durante a pandemia.

O número de casos aumentou 1.948 nas últimas 24 horas, pulando para 18.610, de acordo com o Instituto Robert Koch. O número de mortes passou de oito para 55 na Alemanha.

Angela Merkel também proibiu reuniões públicas de mais de duas pessoas nas próximas duas semanas, a partir deste domingo. “O grande objetivo é ganhar tempo na luta contra o vírus”, disse a chanceler em entrevista à imprensa neste domingo.

A premiê alemã, Angela Merkel, fala durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus antes de se isolar por ter tido contato com médico infectado — Foto: Michael Kappeler via AP
A premiê alemã, Angela Merkel, fala durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus antes de se isolar por ter tido contato com médico infectado (Foto: Reprodução)

Poucas horas depois, a chanceler alemã anunciou que está de quarentena após contato com médico infectado pelo novo coronavírus.

Pelo mundo

Chefe de emergências da Organização Mundial de Saúde, Mike Ryan disse, em entrevista à BBC, que só restringir a circulação de pessoas não será suficiente para combater o novo coronavírus. É preciso identificar os doentes, assegurando o devido atendimento médico. Além do isolamento de quem tem o vírus, é preciso monitorar quem teve contato com tais pessoas. O medo de Ryan é de um aumento da doença quando as medidas restritivas forem suspensas.

O Ministério da Saúde da Colômbia confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus no país. A vítima era um homem de 58 anos que trabalhava como taxista na cidade turística de Cartagena das Índias e apresentava problemas anteriores de saúde.

A Romênia registrou a primeira morte no país provocada pelo novo coronavírus. A vítima era um homem de 67 anos que tratava um câncer em estado terminal. Já Moçambique registrou o primeiro caso: um homem de 75 anos está infectado.

A República Tcheca anunciou a morte por Covid-19, um homem de 95 anos. O país reportou 1.120 casos neste domingo (22).

Na França, um médico infectado pelo novo coronavírus morreu na noite do último sábado, de acordo com a emissora francesa RTL e a CNN. Atualmente, são mais de 16 mil contaminados em território francês e 674 mortes no país.

Policiais fazem patrulha pelas ruas vazias de Lille, na França — Foto: Francois Mori e Michel Spingler/AP Photo
Policiais fazem patrulha pelas ruas vazias de Lille, na França (Foto: Reprodução)

No Iraque, as autoridades anunciaram a imposição do toque de recolher nas 18 províncias do país, após a morte de 20 pessoas pelo novo coronavírus e à medida que o número de infecções aumenta. Metade das províncias já impôs toque recolher em nível local, mas agora as viagens são proibidas em todo o país até 28 de março, de acordo com uma decisão da unidade de crise do ministério da Saúde.

Sob bloqueio israelense há mais de uma década, a Faixa de Gaza não havia registrado até agora nenhum caso de Covid-19, mas o ministério local da Saúde anunciou que dois palestinos, de 30 e 40 anos, que voltaram do Paquistão, estavam infectados. Foram isolados em um centro de quarentena localizado próximo à fronteira com o Egito, garantiu o ministério em comunicado.

O Ministro da Saúde da Síria, confirmou o primeiro caso do novo vírus de uma pessoa vinda do exterior. Moçambique também confirmou o primeiro caso da Covid-19 no país de um paciente que retornou recentemente do Reino Unido.

O governo do Chile anunciou um toque de recolher das 22h às 5h da manhã em todo território nacional. A medida do presidente Sebastián Piñera visa conter o coronavírus no país, que já registra 632 casos confirmados até a manhã.

No Brasil

O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde deste domingo (22) informando que o Brasil tem um total de 1.546 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em todos os estados e o Distrito Federal. São 25 mortes, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo.

A maior parte dos casos está na região sudeste do Brasil. Um levantamento das secretarias estaduais aponta o registro 1.604 casos.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou numa rede social que um voo que traria 100 brasileiros do Suriname foi cancelado. A companhia aérea Surinam Airways informou os passageiros e alegou motivos urgentes por e-mail. Em nota, a empresa apenas pediu desculpas pelo transtorno.

Olimpíadas 2020

O Comitê Olímpico Internacional anunciou que deve intensificar o “planejamento de cenários” para os Jogos Olímpicos de Tóquio nas próximas quatro semanas. Cancelar o evento não é uma opção para o grupo, que se reuniu neste domingo.

Já o Primeiro-ministro japonês disse que adiar as Olimpíadas pode se tornar uma opção se a realização do evento se tornar impossível.

Fonte: G1

Últimas

Escolas da região de Salvador (BA) recebem Roadshow em março

Escolas da região de Salvador (BA) recebem Roadshow em março

28/03/2024

O evento é uma iniciativa da Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estado...

Categorias