Coruja suindara morre após mobilizar resgate e viajar para fazer cirurgia no interior de SP

Uma coruja ferida mobilizou equipes da Polícia Militar e da prefeitura de Bom Sucesso de Itararé (SP) nesta semana. A ave da espécie suindara (Tyto alba), que tem o “rosto” em formato de coração, foi resgatada com lesões graves na asa e chegou a viajar para fazer uma cirurgia, mas não resistiu.

De acordo com a prefeitura da cidade, o animal silvestre foi levado para a Coordenadoria Geral de Agricultura pela PM, que encontrou a coruja com a asa esquerda quebrada nesta segunda-feira (2).

A ave recebeu os primeiros atendimentos veterinários na sede da secretaria, e a médica constatou que a coruja iria precisar de uma intervenção cirúrgica especializada.

Ave resgatada em Bom Sucesso de Itararé passou por cirurgia para tratar ferimento na asa — Foto: Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé/Divulgação
Ave resgatada em Bom Sucesso de Itararé passou por cirurgia para tratar ferimento na asa (Foto: Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé/Divulgação)

Por causa disso, as equipes entraram em contato com o Hospital Veterinário de uma faculdade de Itapeva, que se colocou à disposição para socorrer o animal, e a coruja viajou cerca de 60 quilômetros para o atendimento.

Conforme a prefeitura de Bom Sucesso de Itararé, exames de raio-X confirmaram a necessidade de uma implantação de um pino de metal no osso fraturado da coruja para evitar a amputação da asa ferida.

Coruja suindara é resgatada com ferimento na asa em Bom Sucesso de Itararé (Foto: Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé/Divulgação)

Apesar de todos os cuidados, o Hospital Veterinário informou que a coruja não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta terça-feira (3), antes de passar pelo procedimento. Segundo os veterinários, por ser um animal silvestre, a coruja não sobreviveria presa, estava em estresse e não estava se alimentando direito.

Fonte: G1 – Foto: Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé/Divulgação

Scroll Up