Anúncios
Foi enterrado nesta quarta-feira (6) o corpo de um homem desaparecido há 28 anos que foi encontrado por um pastor nas montanhas de Kohistan, no Paquistão. Com o aumento das temperaturas em todo o planeta, as geleiras da região tem registrado uma redução no volume de neve nos últimos anos, expondo as o gelo à luz solar direta e acelerando seu derretimento.
Junto com o corpo, havia um documento de identidade com o nome Naseeruddin. A polícia conseguiu rastreá-lo até um homem que desapareceu na área em junho de 1997, após cair em uma fenda na geleira, informa a BBC.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/1/j/I59OTrTQW56gFmlB683g/gettyimages-1233679767.jpg)
Naseeruddin viajava a cavalo com seu irmão, Kathiruddin, no dia em que desapareceu. “Nossa família fez tudo o que pôde para localizá-lo ao longo dos anos. Nossos tios e primos visitaram a geleira várias vezes para ver se o corpo dele poderia ser recuperado, mas acabaram desistindo, pois não foi possível”, disse Malik Ubaid, sobrinho do falecido, à AFP. O corpo, que estava muito bem preservado e com um documento de identidade, foi encontrado em 31 de julho por um pastor local e enterrado na quarta-feira.
“O corpo estava intacto. As roupas nem sequer estavam rasgadas”, disse Omar Khan, morador local que encontrou os restos mortais. Quando um corpo fica preso em uma geleira, o frio extremo o congela rapidamente, impedindo a decomposição, disse à BBC o professor Muhammad Bilal, chefe do Departamento de Meio Ambiente da Universidade Comsats de Islamabad.
Anúncios

Aquecimento global
O aumento das temperaturas globais por conta das mudanças climáticas está causando o derretimento rápido das geleiras por todo o planeta. À medida que o gelo derrete e recua, está acontecendo um aumento nas descobertas de restos mortais de praticantes de trilhas, esquiadores e outros alpinistas e de pessoas que vivem perto destes locais, muitas delas desaparecidos há décadas.
Em julho de 2024, o corpo preservado de um montanhista dos EUA foi encontrado 22 anos após seu desaparecimento, enquanto escalava um pico nevado no Peru. No mês anterior, cinco corpos congelados foram recuperados do Monte Everest, no Nepal.
Fonte: Um Só Planeta