05 de fevereiro, 2025

Últimas:

Coronavírus: Uso de capachos deve ser evitado durante quarentena

Anúncios

Seja para ir ao supermercado, à farmácia ou dar uma volta rápida com o cachorro, alguns motivos podem obrigá-lo a sair de casa durante esse período de quarentena. Mas para manter sua casa em segurança, precauções devem ser tomadas antes mesmo de colocar os pés para dentro novamente. Hábitos nunca antes questionados, como limpar os pés no capacho, por exemplo, podem representar um risco invisível à sua saúde em tempos de coronavírus

É fato conhecido que o coronavírus pode permanecer sobre superfícies por horas e, até mesmo, dias. Por isso, todo cuidado é importante para minimizarmos a entrada do vírus em nossa casa e, por consequência, em nosso organismo. De acordo com o médico infectologista Mateus Westin, vários fatores contribuem para sua sobrevivência em uma superfície, como umidade, ventilação, luminosidade e temperatura. Na dúvida, o melhor é evitar aumentar a área de contato com os sapatos que estiveram lá fora.

Anúncios

“Se você tem o hábito de usar o sapato dentro de casa, não só o tapete de entrada, mas mesmo os internos devem ser eliminados, principalmente se você não tem o costume de lavá-los com frequência”, afirma o médico. “Obviamente, esta medida não substitui lavar sempre que possível as mãos. Mas como não conseguimos mantê-las sempre limpas, nem fazer um isolamento absoluto, devemos, sim, nos ater à higienização dos tapetes, das roupas que usamos na rua e embalagens que entram em casa”.

Living | Foto 5: Marcenaria executada pela Ebano. Objetos de decoração de Lili Wood e Ls Selection. Tapete da Botteh. Almofadas Tricodecor (Foto: Maura Mello/Divulgação)
Quem utiliza sapatos dentro de casa, deve evitar também tapetes internos, mais difíceis de higienizar do que o piso. Projeto do escritório Studio Vista Arquitetura (Foto: Maura Mello/Divulgação)

Segundo as designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins, da Maraú Design Studio, para quem faz questão de seguir com o capacho na entrada, o ideal é ter modelos laváveis em máquina ou em EVA, que podem ser limpos facilmente com pano úmido e água sanitária. “No Brasil, não temos o costume de prever ante-salas para deixar os sapatos, mas um móvel próximo à porta de entrada pode resolver essa questão. Em prol da higiene, é melhor ter pisos laváveis, como porcelanato e vinílico, do que tapetes”, afirmam. Outra opção é manter um pano de chão umedecido com uma solução de água sanitária (10 ml para 5 litros de água) na entrada. Assim, a higienização do sapato será mais eficaz.

Anúncios

Fonte: Casa e Jardim

Talvez te interesse

Últimas

Reguladores dão sinal verde ao primeiro banco regulamentado e explicitamente autorizado a conectar clientes dos EUA a finanças descentralizadas, marcando...

Categorias