Anúncios
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhou um grande desfile militar que exibiu seu novo míssil balístico intercontinental, na frente de autoridades internacionais. As informações foram divulgadas pela agência estatal KCNA nesta sexta-feira (10).
O desfile marcou os 80 anos da fundação do partido político de Kim Jong-un. Na parada militar, a Coreia do Norte exibiu seu míssil Hwasong-20, armado com ogiva nuclear, descrito pela KCNA como o “mais poderoso sistema estratégico nuclear” do país.
Anúncios
A série de mísseis Hwasong permite que o país alcance qualquer ponto do território dos Estados Unidos. Ainda assim, permanecem dúvidas sobre a precisão de seu sistema de guiamento e a capacidade da ogiva de suportar a reentrada na atmosfera.
North Korea showed off a massive new solid-fuel missile at a large-scale military parade in Pyongyang on Friday night, hailing the capability as the country’s “most powerful nuclear strategic weapon system.”
— NK NEWS (@nknewsorg) October 11, 2025
Read the full story by @ColinZwirko: https://t.co/a8oF69thMd pic.twitter.com/3hdsklr1Fg
Durante o desfile, Kim fez um discurso em que manifestou “encorajamento caloroso” às tropas norte-coreanas em operações no exterior. Segundo a KCNA, ele afirmou que o heroísmo militar será visto não só na defesa do território, mas também em “postos avançados da construção socialista”.
Anúncios
Entre os líderes estrangeiros que acompanharam a parada militar estavam o premiê chinês Li Qiang, uma delegação da Rússia liderada pelo ex-presidente Dmitry Medvedev, e o chefe do Partido Comunista do Vietnã, To Lam.
Nesta sexta-feira, Kim se reuniu com Medvedev. Segundo o ex-presidente russo, o sacrifício de soldados norte-coreanos na batalha de Kursk contra a Ucrânia mostrou a confiança entre os dois países.
Kim disse a Medvedev que espera continuar fortalecendo a cooperação com a Rússia e participar de intercâmbios variados para alcançar objetivos comuns, informou a KCNA.
Fonte: G1