16 de novembro, 2024

Últimas:

Coreia do Norte e Coreia do Sul violaram armistício com voos de drones, diz Comando da ONU

Anúncios

Tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul violaram o armistício que rege suas fronteiras compartilhadas ao enviar drones para o espaço aéreo uma da outra em dezembro, disse o Comando das Nações Unidas (UNC), liderado pelos Estados Unidos, nesta quinta-feira.

Cinco drones norte-coreanos cruzaram para o Sul em 26 de dezembro, levando os militares da Coreia do Sul a enviar caças e helicópteros, bem como aeronaves de vigilância ao Norte para fotografar suas instalações militares.

Anúncios

O Comando da ONU, que tem ajudado a supervisionar a Zona Desmilitarizada (DMZ) entre as duas Coreias desde que um armistício encerrou os combates na Guerra da Coreia de 1950-1953, conduziu uma investigação especial das incursões no espaço aéreo para determinar se houve alguma violação do armistício.

Sistema de mísseis terra-ar de curto alcance Chunma da Coréia do Sul é visto durante exercícios antidrones em Yangju, Coreia do Sul (Foto: Reprodução)

As incursões de ambos os lados constituíram violações, mas os esforços do Sul para abater os drones em seu espaço aéreo não violaram o armistício, afirmou o comando em comunicado.

Anúncios

“O Comando das Nações Unidas reafirma que a adesão aos termos do armistício é essencial para mitigar o risco de incidentes acidentais e deliberados para evitar uma escalada e para preservar a cessação das hostilidades na Península Coreana”, disse o comunicado.

O uso de drones pelos militares sul-coreanos na área ao longo da fronteira com a Coreia do Norte foi uma medida de autodefesa contra as incursões de drones norte-coreanos e não é limitado pelo Acordo de Armistício, declarou um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional sul-coreano.

A Coreia do Norte não comentou publicamente sobre os incidentes com drones.

As tensões entre os dois países têm aumentado, com a Coreia do Norte realizando um número recorde de lançamentos de mísseis e outros testes de armas, e o Sul respondendo com intensificação da atividade militar, incluindo exercícios conjuntos com os EUA, seus aliados.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Justiça da argentina ordenou a prisão de 61 brasileiros que estão sendo investigados pelos atos golpistas ocorridos na...

Categorias