23 abril, 2024

Últimas:

Coreia do Norte diz que EUA agiram de má-fé no segundo encontro entre Trump e Kim

Anúncios

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acusou nesta quinta-feira (25) os Estados Unidos de agirem de maneira unilateral e com má-fé no segundo encontro entre ele e Donald Trump, em fevereiro. O norte-coreano está reunido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Kim também disse que a situação na península dependerá completamente das atitudes tomadas pelo governo dos EUA.

Anúncios

“A situação na Península Coreana e na região está estagnada e chegou a um ponto crítico”, afirmou Kim, de acordo com a agência KCNA

Trump e Kim se reuniram em fevereiro em Hanói, capital do Vietnã. Diferentemente do primeiro encontro bem sucedido de Singapura, em junho de 2018, a segunda cúpula terminou mais cedo e sem nenhum acordo assinado.

Anúncios

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, caminham pelo jardim do hotel Metropole, em Hanói, no Vietnã, na quinta-feira (28) — Foto: Reuters/Leah Millis
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, caminham pelo jardim do hotel Metropole, em Hanói, no Vietnã (Foto: Reprodução)

A Casa Branca queria mais garantias do programa de desnuclearização da Coreia do Norte antes de relaxar as sanções impostas ao regime de Kim. O norte-coreano, no entanto, queria o fim dos bloqueios econômicos sem desmantelar bases que os Estados Unidos consideravam essenciais.

Sem acordo, o rápido progresso nas relações entre Trump e Kim acabou interrompido. O norte-americano diz ainda estar disposto a se encontrar novamente com o colega coreano, mas chegou a impor novas sanções que afetam o regime da Coreia do Norte.

Kim e Putin se encontram na Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, se encontra com o líder norte-coreano Kim Jong-un no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente, em Vladivostok — Foto: Alexey Nikolsky / Sputnik / via AFP Photo
O presidente russo, Vladimir Putin, se encontra com o líder norte-coreano Kim Jong-un no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente, em Vladivostok (Foto: Reprodução)

A declaração foi feita durante a reunião de Kim com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os líderes se encontraram em Vladivostok, cidade russa perto da fronteira entre os dois países.

Kim pediu a Putin que trabalhem em conjunto para explorar formas de resolver o problema da desnuclearização da Península Coreana.

Presidente russo, Vladimir Putin, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fazem brinde após primeira reunião de cúpula Vladivostok, na Rússia, nesta quinta-feira (25)   — Foto: Alexei Nikolsky/ Sputnik/ Kremlin via AP
Presidente russo, Vladimir Putin, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fazem brinde após primeira reunião de cúpula Vladivostok, na Rússia (Foto: Reprodução)

“A situação na Península Coreana é de grande interesse para toda a comunidade internacional. Espero que nosso encontro seja importante para avaliarmos essa situação em conjunto, trocarmos impressões sobre a situação e como resolver esse problema conjuntamente”, disse o líder norte-coreano a Putin, no início do encontro.

De acordo com a agência KCNA, Rússiae Coreia do Norte vão cooperar em comércio, economia, ciência e tecnologia. A agência não deixou claro, no entanto, que tipo de parceria será essa.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Cerimônia de entrega do prêmio Japan Prize de 2024 é realizada com a presença do imperador e da imperatriz do Japão

23/04/2024

Prof. Sir Brian J. Hoskins e prof. John Michael Wallace na área de Recursos, Energia, Meio...

Categorias