20 abril, 2024

Últimas:

Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de curto alcance

Anúncios

A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de curto alcance, dos quais dois falharam em pleno voo e o terceiro explodiu “quase imediatamente”, informou nesta sexta-feira o Exército dos Estados Unidos.

Um porta-voz do Comando dos Estados Unidos no Pacífico informou que nenhum dos mísseis constituía uma ameaça nem para a América do Norte, nem para o território americano de Guam.

Anúncios

“O primeiro e o terceiro míssil (…) falharam no ar. O segundo míssil parece ter explodido quase imediatamente”, disse o comandante Dave Benham, afirmando que os lançamentos ocorreram em um período de 30 minutos.

O ministério da Defesa da Coreia do Sul tinha informado no sábado que Pyongyang tinha lançado um projétil não identificado para o mar do Japão.

Anúncios

O “projétil não identificado” foi lançado às 06H49 locais de sábado (18H49 de sexta, horário de Brasília) e voou 250 quilômetros, segundo dados do ministério.

As agências de Inteligência dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estavam analisando os dados sobre a trajetória e outros parâmetros para poder identificar o tipo de projétil.

O lançamento foi informado imediatamente ao presidente Moon Jae-in.

“Os militares mantêm uma vigilância muito estreita do Norte para responder a qualquer provocação potencial”, acrescentou o ministério.

Esta semana, a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram exercícios militares anuais conjuntos, em um contexto de alta tensão e de guerra retórica entre Washington e Pyongyang.

Os dois aliados apresentam estas operações como defensivas, mas para Pyongyang representam uma repetição provocadora da invasão de seu território. A cada ano, a Coreia do Norte ameaça com represálias militares.

 

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias