19 abril, 2024

Últimas:

Coreia do Norte anuncia que não vai participar das Olimpíadas de Tóquio

Anúncios

A Coréia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio para proteger seus atletas em meio à pandemia de Covid-19. A informação é da agência de notícias sul-coreana Yonhap e foi publicada na noite desta segunda-feira no Brasil, manhã de terça na Ásia. A agência ainda não publicou detalhes sobre suas fontes. A Coreia do Norte, assim, seria o primeiro país a anunciar que não enviará atletas à capital japonesa para as Olimpíadas que têm a cerimônia de abertura marcada para 23 de julho deste ano.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a decisão foi tomada em uma reunião do Comitê Olímpico da Coreia do Norte em 25 de março, com a presença do ministro de esportes Kim Il Guk, segundo o site Joson Sports.

Anúncios

– O comitê decidiu não participar da 32ª Olimpíada para proteger os atletas da crise de saúde global causada pelo coronavírus – diz o documento, segundo a Reuters.

No fim de março o Comitê Olímpico da Coreia do Norte realizou uma reunião para discutir seu plano para as Olimpíadas de 2021, segundo informou a mídia estatal do país. Nessa reunião também teriam sido levantadas questões como a conquista de medalhas e o desejo do ditador Kim Jong Un querer fazer da Coreia do Norte um “país avançado” no mundo do atletismo.

Anúncios

Cheong Seong-chang, um especialista da Coreia do Norte no Instituto Sejong, disse que o Comitê Olímpico provavelmente se reuniu para discutir as Olimpíadas de Inverno de Pequim, em janeiro de 2022, mas não os próximos jogos no Japão.

Na semana passada, Seul, a capital da Coreia do Sul, disse que enviou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma proposta para sediar as Olimpíadas de 2032 em conjunto com a capital norte-coreana Pyongyang. A Austrália é a favorita a receber os Jogos em 2032.

A Coreia do Norte é uma das potências no levantamento de peso, e tinha o favoritismo em pelo menos três categorias do feminino. O país asiático já tinha 16 atletas classificados em oito esportes diferentes para os Jogos de Tóquio. Além do levantamento de peso, o país tinha atletas candidatos ao pódio no wrestling, ginástica artística e saltos ornamentais.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, a Coreia do Norte conquistou dois ouros, três pratas e dois bronzes.

O boicote da Coreia do Norte aos Jogos de Tóquio é o primeiro desde as Olimpíadas de Seul, em 1988. Na ocasião, Cuba e a própria Coreia do Norte boicotaram o evento na Coreia do Sul.

Fonte: G1

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias