07 de janeiro, 2025

Últimas:

Copa do Mundo e jogos da Seleção Brasileira vão mudando a rotina dos botucatuenses

Anúncios

A partida entre Brasil e México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, mudou completamente a rotina dos botucatuenses. Por ser às 11 horas da segunda-feira, as ruas estavam mais discretas na expectativa da classificação para a fase seguinte do principal torneio de futebol do planeta.

O comércio, por exemplo, abriu as portas somente às 14 horas, devido a um acordo entre os Sindicatos representativos das categorias patronal e de empregados (Sincomércio e Sincomerciários). O horário especial será adotado novamente nesta sexta-feira, 6, no jogo das quartas de final, marcado para às 15 horas. Com isso, o comércio funcionará das 9h às 14h30.

Anúncios

Órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal, Poupatempo, entre outros, instituíram horários especiais, ou abrindo mais cedo e suspendendo o atendimento no duelo contra os mexicanos, ou apenas iniciaram o expediente no período da tarde.

Como é Copa do Mundo, os botucatuenses aos poucos foram aderindo ao clima do torneio. Desconfiados na primeira fase (em grande parte devido ao fracasso da edição de 2014), os torcedores começam a se animar gradativamente. Seja em uma reunião com amigos ou familiares, os botucatuenses pararam para acompanhar os gols de Neymar e Roberto Firmino.

Anúncios

 

Em todos os cantos de Botucatu, não havia uma casa sem ter um televisor ou rádio ligado na partida. Os bares, lanchonetes e restaurantes que abriram as portas ficaram tomados pela cor verde e amarela. No Shopping Botucatu, por exemplo, um telão na Praça de Alimentação transmite todos os jogos do torneio. Mesmo sendo uma segunda-feira, um público considerável compareceu ao espaço.

Conforme a Seleção avança, o clima da Copa vai se tornando mais presente em todo o país. Em Botucatu não é diferente, sendo que é possível encontrar bandeiras brasileiras nas janelas e nas varandas das residências.

A paixão pela Copa foi mantida como tradição por um grupo de moradores da Rua Professor Fornos, na Vila Rodrigues. Há seis edições do torneio, um quarteirão é enfeitado com pinturas no solo e bandeirinhas estendidas. Desde a bandeira brasileira a camisas com os nomes dos jogadores, a estilização daquela rua vem a homenagear a todos os “jogadores e torcedores”, conforme salientam os organizadores da ação. “É para torcermos por mais essa Copa. Nem mesmo o 7 a 1 (sofrido pelo Brasil diante da Alemanha na edição anterior do torneio) desanimou a gente. Isso é algo que todos os vizinhos se empenham e colaboram. Une a todos e diverte as crianças”, salienta o aposentado Valdemar dos Santos, um dos idealizadores da personalização da rua.

Grande parte da pintura durou um final de semana e foi feita, em sua maioria, pelas crianças que moram na rua. “Decidimos fazer toda a pintura bem próxima do início do torneio. Para algumas crianças é uma oportunidade divertida de torcer. Minha neta, por exemplo, tem dez anos e esta é a sua segunda Copa do Mundo”.

Moradora da Rua Fornos há um ano, a aposentada Neide Roldão confidencia ficar surpresa com a decoração. “Sempre vi lugares enfeitados e com as bandeiras, mas pintar a rua dessa forma, colocar o nome dos jogadores e até a mascote da Copa, é a primeira vez. Ficou lindo”.

A Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira, 6, às 15 horas (horário de Brasília), contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.

 

Fonte: Flávio Fogueral / Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Inovações em scanners de raio-x tornam processos de segurança mais rápidos e precisos ...

Categorias