Anúncios
Após registrar fechamento de vagas em julho, as indústrias da região de Botucatu voltaram a contratar no último mês. É o que indica o levantamento do nível de emprego promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgado nesta terça-feira, 18.
Segundo a pesquisa das entidades representativas do setor industrial, foram criadas 100 novas vagas formais (com carteira assinada) nas empresas que compreendem os 28 municípios da região. O resultado representa alta de 0,42%, se comparado a julho. No acumulado dos últimos oito meses o setor mostra recuperação nas contratações, com variação positiva de 1,16%, com a criação de 350 novas vagas.
Anúncios
Mas, no acumulado de agosto de 2017 a 2018, a região perdeu 450 postos de trabalho (-1,58%). Os setores que mais abriram vagas foram os de veículos automotores e autopeças (5,87%); equipamentos de transporte (1,46%); celulose, papel e produtos de papel (0,31%) e produtos alimentícios (0,11%).
A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado, que atende às características de suas sedes.
Anúncios
Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.
Estado contrasta com o desempenho botucatuense
A indústria paulista encerrou 2,5 mil postos de trabalho em agosto, queda de -0,11% frente a julho na série sem ajuste sazonal. Porém, no acumulado do ano, o saldo segue positivo em 14 mil vagas (+0,64%). Com o ajuste sazonal, o resultado para o mês ficou estável em -0,08%.
No campo negativo ficaram, principalmente, produtos têxteis (-1.040), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-1.021) e couro e calçados (-955).
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral