Anúncios
Moradores de vários bairros de Roma, na Itália, resolveram aderir voluntariamente a um toque de recolher como medida de “autoproteção” em meio à invasão de javalis na cidade, um problema que tem se agravado por lá. Na noite de domingo, uma mulher foi atacada por cerca de 8 javalis enquanto caminhava com seu cachorro na rua Anneo Lucano, em Balduina, bairro ao norte de Roma. Ela foi atirada no chão e sofreu leve escoriações.
O caso é apenas mais um de uma série de ocorrências envolvendo encontros infelizes entre moradores e javalis. Em resposta ao que consideram ser um quadro de falta de ação política efetiva, associações de moradores estão aconselhando as pessoas, especialmente quem possui animal de estimação, a não saírem de casa sozinhas após as 20h30, quando as ruas estão mais vazias e a ajuda para um eventual acidente é escassa.
Anúncios
“À noite, se alguém cair ou se machucar e ninguém estiver por perto para ajudar, eles podem permanecer no chão por não se sabe quanto tempo”, observa Gianluca Sabino, morador de Balduina, conforme o The Guardian. “Desta vez a vítima era um adulto, mas e se acontecer com uma criança? Com os dentes [dos javalis], até mesmo uma mordida na perna é suficiente para colocar em risco a vida de alguém”, alertou Franco Quaranta, presidente de um grupo de moradores da região.
Marta Santangelo, a mulher atacada no último domingo, relatou que se aproximava de uma lata de lixo para descartar as fezes de seu cachorro quando foi atacada e jogada no chão por uma “mãe” javali, que estava por perto ao lado de sete filhotes. “Ela estava na minha cabeça… gritei e meu cachorro me defendeu”, contou.
Anúncios
Organizações de defesa dos animais explicaram que os javalis só atacam quando se sentem ameaçados. No caso, provavelmente a “mãe” javali interpretou a aproximação da mulher como uma ameaça a sua fonte de alimento na cidade — o lixo –, ou como um perigo aos seus filhotes, considerando que havia um cachorro por perto.
O ataque repercutiu nas mídias e nos jornais italianos. Em resposta, as autoridades de Roma anunciaram medidas para coibir a circulação dos animais, como cercas nas áreas do parque natural por onde os javalis entram na cidade e coleta regular de lixo, principalmente nas lixeiras próximas aos principais pontos de entrada dos animais.
No ano passado, a prefeitura de Roma chegou a processar o governo regional pelo que descreveu como uma “invasão de javalis” e de não implementar “planos de manejo eficazes para esses animais”. Além dos transtornos no centro urbano, os animais causam dor de cabeça em plantações agrícolas ao norte da cidade.
Nas mídias sociais, alguns internautas fazem piada da situação. “Em Roma, os javalis são forçados a evoluir. “Nem mesmo Darwin teria imaginado javalis alcançando uma posição vertical e vasculhando as lixeiras com uma habilidade digna de homo sapiens”, tuitou um usuário no post abaixo:
A Roma i cinghiali sono costretti a evolversi.
— Roberto Cavalli (@Against_Caste) May 2, 2022
Nemmeno Darwin avrebbe immaginato cinghiali raggiungere la posizione eretta e rovistare nei cassonetti con un’abilità degna dell’homo sapiens. Con @gualtierieurope e @nzingaretti immobili e chiusi nei rispettivi palazzi.
IMBRANATI pic.twitter.com/klAZgQDCnd
O debate sobre a convivência entre humanos e javalis divide o público. Neste outro vídeo publicado no Instagram, um senhor se assusta ao ver o animal vindo em sua direção e o afugenta de forma agressiva. Alguns internautas julgaram a atitude como “exagerada”, enquanto outros defenderam a atitude do homem.
Fonte: Um Só Planeta