Conta digital PJ: x motivos para abrir a sua

Ao criar um novo negócio surgem muitas tarefas burocráticas para serem resolvidas. Uma das principais é abrir conta PJ, passo que costuma gerar dúvidas para quem empreende.

Ter uma conta para pessoa jurídica é essencial para o bom funcionamento do seu negócio. Isso porque é preciso separar completamente as finanças da empresa das contas pessoais dos sócios.

Além de ser um hábito importante para organizar o recebimento dos gastos e receitas da empresa, a abrir conta pj também evita que você tenha problemas mais sérios, enquadrado em confusão patrimonial.

No entanto, ao criar uma empresa, muita gente posterga a abertura de uma conta bancária porque acredita que vai dar muita dor de cabeça. A boa notícia é que desde que surgiram as contas digitais para empresas esse processo ficou muito mais fácil.

Conta tradicional x Conta digital para empresas

Mas qual a diferença entre uma conta digital e uma conta bancária tradicional? As contas digitais funcionam da mesma forma que as outras. São serviços oferecidos por bancos e fintechs para que você possa guardar o dinheiro da sua empresa, realizar transações e receber pagamentos.

A grande diferença está no fato de essas contas não precisarem da estrutura física de uma agência. Ao invés de contar com um gerente que você tem que ligar ou visitar para contratar um serviço ou negociar uma taxa, todo o atendimento e gestão da conta é feito de forma 100% online.

Por isso, as tarifas dessas contas costumam ser mais baixas. Mas os serviços são os mesmos. Com uma conta digital você pode ter acesso a transferências, cartão de débito e crédito, acesso a financiamentos e empréstimos, por exemplo.

Inclusive, os bancos tradicionais também oferecem esse tipo de conta para os seus clientes, aumentando ainda mais as opções disponíveis no mercado.

6 motivos para abrir conta pj digital

Agora que você já sabe a diferença entre abrir conta pj tradicional e digital, deve ter percebido que existem algumas vantagens na versão online. Abaixo te explicamos quais são esses benefícios:.

Praticidade e menos burocracia

Como o próprio nome diz, uma conta digital é 100% online. Isso significa que abrir conta pj é muito mais fácil do que parece. Todo o processo é feito sem que você precise deslocar até uma agência, pelo aplicativo ou internet banking.

Para fazer isso basta solicitar a abertura da conta e enviar digitalmente os documentos necessários. O banco realizará uma análise para garantir que está tudo certo com a sua empresa e, em poucos dias, irá liberar a sua conta. Simples assim.

Segurança

Um dos pontos mais importantes quando pensamos no dinheiro da empresa é a segurança. E isso é mais um benefício que as contas digitais oferecem. Você pode ficar tranquilo em relação aos seus dados. Toda a transferência de dados  é criptografada e você tem tanta privacidade quanto em uma conta tradicional.

Apenas certifique-se que o banco que está oferecendo a conta é regulamentado pelo Banco Central. Apenas essas instituições têm permissão para oferecer serviços bancários no Brasil.

Além disso, você ainda ganha a segurança de não precisar mais andar com dinheiro pelas ruas. Com todos os pagamentos podendo ser realizados por transferências, PIX ou cartão, a sua empresa não precisará mais lidar com dinheiro físico, nem frequentar caixas eletrônicos.

Economia

Ao abrir uma conta pj digital também é possível realizar uma considerável economia. O que é importante principalmente para pequenas empresas, como quem é MEI, por exemplo. Isso acontece porque essas contas costumam oferecer taxas bem mais baixas do que os bancos normais.

Ao invés de pagar tarifas excessivas para fazer DOCs, TEDs, emitir boletos e até pela manutenção da conta, é possível conseguir abrir uma conta pj gratuita, com isenção de alguns desses valores. É o caso da Conta Digital da Cora, que não cobra nenhuma taxa do pix para você administrar as finanças do negócio.

Nesse caso, a empresa pode contar até mesmo com um cartão de crédito para empresa sem anuidade. Uma vantagem que poucos bancos podem oferecer.

Maior controle financeiro

O fato de ser 100% digital permite que você controle todas as contas da sua empresa na palma da mão, através de um aplicativo. Também é possível utilizar o internet banking da instituição.

Independente da ferramenta, você pode acompanhar em tempo real sempre que entrar e sair dinheiro da conta. Isso pode facilitar muito na gestão financeira da sua empresa e evitar problemas de falta de planejamento.

Agilidade

Se tem uma coisa que a internet trouxe para o mundo é a agilidade. E isso não é diferente quando falamos de uma conta digital para empresas. O fato de ser tudo online permite que você realize transferências ou PIX pj na hora, além de poder consultar o extrato e a fatura do cartão de crédito a qualquer momento.

Também ficou bem mais rápido receber atendimento das instituições financeiras. Agora não é mais preciso ligar para o seu gerente ou fazer aquela visita na agência para solicitar um serviço. Você pode realizar tudo isso através do atendimento online, que pode ser via chat no próprio app, por mensagem ou por email

Outra vantagem é que o tempo de atendimento e solução dos problemas também costuma ser mais rápido, deixando o seu dia a dia mais produtivo também.

Gestão de cobranças

Saber a hora certa de cobrar os seus clientes é fundamental para evitar atrasos e casos de inadimplência. Afinal, muita gente deixa de pagar as contas em dia apenas por esquecimento.

Por isso, lembrar os clientes do prazo de pagamento das faturas em aberto com você pode ser de grande ajuda. E é aí que entra a conta digital para pessoas jurídicas. Além de todos os outros serviços, muitas dessas contas oferecem ferramentas de gestão de cobrança.

Com isso, você pode programar o envio de emails com os boletos de cobrança antes do vencimento, garantindo que tudo será pago em dia.

Como dissemos, são várias as vantagens de abrir conta pj digital. Em um mundo cada vez mais rápido é preciso que as finanças do seu negócio também possam ser administradas de uma maneira prática e rápida. E o melhor, sem gerar mais custos.