29 março, 2024

Últimas:

Conta de luz mais cara: confira 10 dicas para economizar energia elétrica

Anúncios

A conta de luz seguirá com a taxa extra mais elevada em julho, dentro da bandeira tarifária vermelha patamar 2.

De acordo com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desta terça-feira (29), a bandeira vermelha sofrerá um reajuste de 52%. Com isso, a cobrança extra passará de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos.

Anúncios

E para reduzir o impacto desse aumento, não há segredo: é preciso economizar energia elétrica:

Entre os vilões da conta de luz estão equipamentos que consomem energia para gerar calor, como chuveiro elétrico, secadora de roupas, aquecedor e ferro de passar. Eletrodomésticos tradicionais também aumentam os gastos, principalmente geladeira, micro-ondas, freezer e lavadora de roupas.

Anúncios

Luiz Carlos Pereira, professor de engenharia elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirmou que a interrupção do horário de verão em 2019 não prejudicou o país, uma vez que o maior uso do ar-condicionado mudou a curva de carga de energia do Brasil.

Ou seja, hoje não há mais um período de alto consumo de energia como antes, uma vez a demanda por eletricidade é alta durante quase o dia todo.

O engenheiro pondera, no entanto, que o próprio aumento da conta de luz deve frear o consumo de energia dos brasileiros, uma vez que o orçamento das famílias já está comprometido pela alta inflação do país.

“Estamos utilizando um recurso de emergência. Se quisermos ter uma matriz elétrica renovável, a disponibilidade energética do país vai ter de acompanhar sua capacidade de geração de energia”, disse.

Em pronunciamento na TV nesta segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o governo está desenvolvendo um programa voluntário que incentiva as indústrias a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do País.

Lâmpada incadescente, fluorescente e de led (esquerda para direita) — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Lâmpada incadescente, fluorescente e de led (esquerda para direita) — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

10 estratégias para economizar energia

  • Adquira aparelhos elétricos eficientes

Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Pesquise modelos e potências mais eficientes.

  • Evite banhos longos

Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Priorize também pelo modo “morno” ou “verão” em dias quentes.

  • Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

  • Aproveite a luz natural

Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

  • Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos

Nunca deixe os aparelhos ligados no “modo espera”. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.

  • Escolha lâmpadas LED

Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais,

  • Utilize a função “timer” das TVs

Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que ele desligue sozinho.

  • Utilize a geladeira com eficiência

Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Verifique sempre o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.

  • Passe as roupas de uma única vez

Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.

  • Confira os fios de casa

Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias