25 de dezembro, 2024

Últimas:

Construção do maior telescópio do mundo avança no Chile

Anúncios

O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou imagens que mostram o avanço na construção do maior telescópio do mundo. O Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) — o maior telescópio de luz visível e infravermelha do mundo — está atualmente em desenvolvimento na montanha Cerro Armazones, no deserto do Atacama, no Chile.

Novas fotos do ESO revelam avanço na construção da cúpula, estrutura central e base do espelho M1 — um dos cinco espelhos que trabalharão juntos para observar o cosmos. A expectativa é que o equipamento comece a funcionar a partir de 2028.

Anúncios

O ELT “será um dos principais carros-chefes do Observatório Europeu do Sul nas próximas duas décadas”, disse o ESO em comunicado. Com um espelho principal de 39 metros de diâmetro, formado por 798 segmentos hexagonais, o ELT oferecerá uma sensibilidade sem precedentes, permitindo observações extremamente detalhadas do universo.

YouTube video

Localizado no Cerro Armazones, a 3.046 metros de altitude, o projeto aproveita as condições ideais da região para observação astronômica. O telescópio contará com um sistema de óptica adaptativa avançado, capaz de corrigir as distorções causadas pela atmosfera terrestre em tempo real, garantindo imagens de altíssima qualidade.

Anúncios

Equipado com instrumentos científicos de ponta, o ELT estudará desde a composição de exoplanetas até a formação de estrelas, buracos negros e galáxias distantes. Ele também será fundamental para investigar fenômenos como a energia escura e a matéria escura, elementos que compõem a maior parte do universo conhecido.

O Extremely Large Telescope (ELT), é mostrado aqui em construção, incluindo sua cúpula, estrutura central e base do espelho M1 (Foto: Divulgação/ESO)

Com um poder de observação até 16 vezes maior do que telescópios atuais, como o Very Large Telescope (VLT), o ELT complementará missões de telescópios espaciais, como o James Webb. Ele será capaz de buscar sinais de habitabilidade em exoplanetas, além de explorar os primórdios do cosmos e o surgimento das primeiras galáxias.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Victoria Duarte Ferrari – 89 anos Sepultamento Memorial Botucatu 25/12/24 às 11h Complexo Funerário Anúncios Genitora de Jairo, Maria...

Categorias