15 de novembro, 2024

Últimas:

Construção de fábrica da Tesla derruba 500 mil árvores na Alemanha

Anúncios

O desenvolvimento de uma gigantesca fábrica da Tesla perto de Berlim resultou na derrubada de cerca de 500.000 árvores, de acordo com análise de satélite.

A construção da fábrica alemã tem sido altamente controversa e atraiu protestos significativos, além de gerar um debate sobre as compensações envolvidas no desenvolvimento de uma economia verde, explica o Guardian. Elon Musk, dono da Tesla, criticou a polícia local por deixar “manifestantes de esquerda” escaparem.

Anúncios

Imagens de satélite mostram que 329 hectares de floresta foram cortados no local entre março de 2020 e maio de 2023, de acordo com a empresa de inteligência ambiental Kayrros. Isso equivale a aproximadamente 500.000 árvores.

Desde maio, ativistas climáticos protestam contra a expansão planejada da gigafábrica, ocupando casas na árvore em um acampamento próximo e tentando invadir o local. Um grupo ateou fogo a um poste de eletricidade e interrompeu a produção da fábrica por alguns dias em março.

Anúncios

O local da fábrica da Tesla na Alemanha em 2019 (à esquerda) e 2023. (Foto: Google Earth)

A ativista Karolina Drzewo disse que a análise mostrou que a produção de veículos elétricos da empresa causou destruição local da natureza, bem como danos globais por meio da mineração de metais. “Em uma das regiões mais secas da Alemanha, muito do meio ambiente já foi destruído”, disse ela. “Uma expansão e, portanto, ainda mais destruição de florestas e perigo para a área protegida de água potável devem ser evitados”, completou.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

“A fábrica da Tesla na Alemanha levou a um grande corte de árvores. Claro, isso tem que ser colocado em perspectiva contra o benefício de substituir carros com motor de combustão interna por veículos elétricos”, disse Antoine Halff, analista-chefe da Kayrros.

Halff disse que as árvores perdidas eram equivalentes a cerca de 13.000 toneladas de CO2, a quantidade anual emitida por 2.800 carros com motor de combustão interna médios nos Estados Unidos. “Então, isso é uma fração do número de carros elétricos que a Tesla produz e vende a cada trimestre”, ele disse.

Em julho, um plano para expandir a fábrica da Tesla para dobrar a produção para 1 milhão de carros por ano foi aprovado pela Alemanha.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais eficiente e com maior flexibilidade,...

Categorias