Anúncios
O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMETRO), um dos maiores do Estado de São Paulo, veio a público nesta semana para desmentir acusações feitas pelo presidente da Câmara Municipal de Pratânia, o vereador Kendji Garcia, do partido Republicanos.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar exibiu prints de reportagens sobre um consórcio investigado e tentou, de forma deturpada, relacionar o nome do CISMETRO ao caso. A direção do consórcio classificou a afirmação como mentirosa e inverídica, reforçando que não possui qualquer ligação com a matéria jornalística utilizada pelo vereador.
O CISMETRO destacou que atua de maneira legal e transparente, sendo constantemente auditado por órgãos como o Tribunal de Contas, além de disponibilizar todas as informações de custos, investimentos e ações em seu Portal da Transparência (www.cismetrolimeira.com.br).
Anúncios
Atualmente formado por 23 municípios, o consórcio tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços de saúde como consultas, exames, procedimentos e atendimentos que muitas vezes não podem ser supridos individualmente por cada prefeitura.
O processo de adesão de novas cidades é formal e segue etapas legais: apresentação de uma Carta de Intenções, análise e aprovação da Câmara Municipal e sanção do prefeito, conforme a Lei dos Consórcios Públicos (Lei 11.107/2005).
Anúncios
No caso específico de Pratânia, o consórcio confirmou que houve a apresentação de uma Carta de Intenções e que representantes, incluindo o superintendente Messias Humberto de Oliveira, estiveram reunidos com vereadores locais para explicar os benefícios da adesão.
A nota também esclareceu que o município de Valinhos, citado por Kendji no vídeo, não integra o CISMETRO Limeira, desmentindo de forma definitiva qualquer relação entre o consórcio e a reportagem usada como base para as acusações.
O CISMETRO reforçou seu compromisso com a saúde pública, a legalidade e a transparência, além de repudiar a tentativa de vincular seu nome a informações falsas que confundem a população.