Anúncios
O Conselho de Segurança da ONU vai discutir na sexta-feira, a pedido dos Estados Unidos e do Reino Unido, uma controversa lei de segurança adotada pela China para Hong Kong, disseram fontes diplomáticas nesta quinta-feira (28).
A questão será debatida em uma videoconferência a portas fechadas, em um formato que permita a qualquer membro levantar uma variedade de questões e às quais a China não pode, em princípio, se opor, de acordo com as mesmas fontes.
Anúncios
Na quarta-feira, Pequim rejeitou uma reunião formal do Conselho de Segurança solicitada com urgência por Washington sobre o tema, alegando que Hong Kong era um “assunto interno” da China.
Em virtude dos novos procedimentos adotados durante a pandemia de COVID-19, as sessões oficiais do Conselho de Segurança só são possíveis com o consenso de seus 15 membros.
Anúncios
Em circunstâncias normais, cada membro do Conselho pode se opor a uma reunião se receber 9 dos 15 votos em uma votação procedimental.
Na manhã de quinta-feira, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália acusaram Pequim de violar suas obrigações internacionais depois que o Parlamento chinês aprovou uma disposição controversa sobre segurança em Hong Kong em resposta aos protestos no ano passado.
Fonte: Yahoo!