28 março, 2024

Últimas:

Conmebol vai lançar manual para categorias de base na América do Sul

Anúncios

A Conmebol está para lançar um manual de orientações para o treinamento em categorias de base nas 10 federações associadas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O documento, já publicado em espanhol e português e disponível para consulta na página da entidade, dá direções sobre os processos de treinos de jogadores ainda em formação nos clubes da América do Sul.

A Conmebol pretende lançar oficialmente o guia no período das finais únicas da Libertadores e da Sul-Americana, ou seja, no fim de novembro, junto com outros manuais elaborados pela entidade para o futebol feminino, goleiros, futsal, futebol de areia e o de orientação geral.

Anúncios

O manual voltado para as categorias de base tem como objetivo servir de referência teórica e prática para técnicos, gestores e profissionais que lidam com a formação nos clubes do continente, levando em consideração as diferentes realidades em cada país e as possibilidades de trabalho. Sua elaboração levou cerca de um ano.

— Assegurar que o celeiro sul-americano continue a fornecer ao mundo do futebol seus melhores expoentes é o grande desafio que temos pela frente todos nós que estamos comprometidos, em qualquer posição, com o presente e o futuro do futebol sul-americano — declarou no documento o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Anúncios

Conmebol produziu série de manuais para o desenvolvimento do futebol na América do Sul — Foto: Getty Images
Conmebol produziu série de manuais para o desenvolvimento do futebol na América do Sul (Foto: Reprodução)

O “Manual de Futebol voltado para as Categorias de Base” traz informações sobre a história e a cultura da formação do jovem futebolista sul-americano, orientações para alimentação, relação com a escola, descanso, aspectos pedagógicos, e conteúdos dos pontos psicológicos, técnicos, estratégicos, táticos e físicos do jogo.

— Importante ter um balizador das práticas do futebol conduzido pela Conmebol para toda a América do Sul. Temos uma condição técnica diferente e o ambiente potencial para isso. E um elemento que nós focamos para o futuro tem a ver com a tomada de decisão. O atleta não só nasce com isso, ele é estimulado. Aqui no Brasil, na América do Sul no geral, conhecemos muito pouco sobre — afirmou o professor Israel Teoldo da Costa, da Universidade Federal de Viçosa, um dos sete autores do guia.

Capa do Manual da Conmebol para as Categorias de Base — Foto: Conmebol Site Oficial
Capa do Manual da Conmebol para as Categorias de Base (Foto: Conmebol Site Oficial)

Fonte: G1

Últimas

Concurso oferece oportunidade para músicos de rua de SP

Concurso oferece oportunidade para músicos de rua de SP

28/03/2024

A quarta edição do Concurso de Música de Rua - Toca Aí! dará visibilidade para os...

Categorias