29 março, 2024

Últimas:

Conheça o Drunken Cheese, o “queijo bêbado” de vinho

Anúncios

Este queijo – original do noroeste da Itália – não vai te deixar bêbado, mas se você acompanhar com uma taça de bom vinho, esse objetivo será mais do que possível!

Todos sabemos que as palavras “queijo” e “vinho” andam completamente de mãos dadas: os franceses praticamente nascem experimentando essa combinação de iguarias, por exemplo. Mas na cidade de Treviso, no noroeste da Itália, eles levaram o conceito de “queijo e vinho” muito a sério.

Anúncios

Por quê? Porque existe o formaggio ubriaco (Drunken Cheese), que literalmente significa “queijo bêbado”: uma roda gigante de queijo embebida em vinho tinto ou polpa de uva.

Anúncios

O que hoje é considerado um produto lácteo tradicional e muito amado na região, teve suas raízes em um contexto muito distante do prazer que gera: a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a marinha do Império Austro-Húngaro invadiu o noroeste da Itália depois de vencer a Batalha de Caporetto, e os soldados saquearam as ruas de Treviso em busca de comida.

Mas, de maneira inteligente, os moradores de Treviso esconderam as grandes rodas de queijo em barris cheios de restos da uva usada no vinho. Terminada a guerra, os  Trevigiani recuperaram os queijos escondidos e encontraram uma interessante inovação gastronômica: o queijo tinha uma casca grossa e roxa e um agradável sabor de vinho tinto.

Até hoje, o “queijo bêbado” ainda é produzido da mesma maneira: as rodas de queijo são embebidas em barris com vinho ou polpa de uva. O tempo máximo de cura do queijo é de 150 dias, ou seja, 5 meses.

Quando estiver pronto, pode ser acompanhado com pão ou preparações frias, além de adicioná-lo a pratos como risoto. 

Durante anos, o formariagio ubriaco era uma espécie de delicatessen  escondida no imaginário gastronômico da Itália. Mas nos últimos anos, os passeios e rotas focados no vinho do país – especificamente na região de Treviso – elevaram esse laticínio como um dos alimentos mais emblemáticos da península italiana.

Fonte: Amo Vinhos

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias