28 de novembro, 2024

Últimas:

Conheça as tecnologias que “Os Jetsons” previram para 2019 e acertaram

Anúncios

É difícil de acreditar, mas George Jetson, seu filho Elroy, a filha de Judy, Jane, sua esposa – e Astro, nosso cão espacial favorito fizeram previsões tecnológicas bastante próximas do que encontramos atualmente.  Os Jetsons foi produzido pela Hanna-Barbera e exibido originalmente entre 1962 e 1963. Desde o início do ano, muitas pessoas estão divulgando um “lembrete” nas redes sociais, que o desenho se passava no “longínquo” ano de 2019.

Pois é, ainda não substituímos nossos automóveis “terrestres” por carros voadores, mas de lá para cá, muitas tecnologias que estavam no desenho surgiram e outras ainda ficam somente na imaginação dos fãs da animação. Você vai conferir agora as 9 tecnologias que se tornaram realidade – ou quase – e que foram previstas pelos Jetsons:

Anúncios

 

Robôs

Anúncios

Rosie, a empregada, é um robô e robôs eram usados regularmente na série para completar as tarefas diárias, como cozinhar e limpar e ajudar os personagens a se vestir.

Atualmente já existem robôs que pode andar, falar e interagir com os humanos. Esses dispositivos estão se tornando mais populares quando se trata de limpeza também, particularmente com aspiradores robóticos como a iRobot Roomba.

 

Câmara de bronzeamento

Em um dos episódios, um rico empresário utiliza sua cama de bronzeamento pessoal.  As verdadeiras camas de bronzeamento pessoais foram introduzidas em 1978 – mais de uma década depois da exibição deste episódio.

 

Viagens para a lua

Passear na lua não era grande coisa, e em um dos episódios o pequeno Elroy vai para lá em uma viagem de escoteiros.

Atualmente empresas estão trabalhando para começar a oferecer “voos suborbitais”; já a NASA é parceira da SpaceX, de Elon Musk, para missões comerciais. Há também um porto espacial no Novo México que recebe turistas que desejam ir ao espaço.

 

Carros voadores?

De acordo com o desenho, no futuro nós não dirigiríamos em estradas, mas no ar – em pequenos carros aéreos com painel de visão em formato de bolha.

Atualmente diversos engenheiros vêm tentando chegar lá por várias décadas, e como a Popular Mechanics relatou, estamos mais perto do que nunca. Um dos últimos modelos do gênero que foi produzido é o Terrafugia Transition, que pode chegar até a 62 mph na estrada, com as rodas traseiras impulsionadas horizontalmente por um motor de quatro cilindros Rotax 100-hp. É claro que o preço é exorbitante, algo em torno de US$ 230.000.

 

Vídeo chat

Em vez de simples telefonemas, os personagens eram regularmente vistos usando um “videochat”, seja Jane falando com sua família ou George recebendo uma ligação indesejada do Sr. Spacely.

Nesta área, parece que já superamos as expectativas dos Jetsons. Ferramentas de vídeo chat, tais como Skype, WhatsApp, Google Voice, FaceTime e Logitech são regularmente utilizadas para negócios e em casa. E o melhor: sua utilização não se limita a um único monitor, mas pode também ser usado a partir de dispositivos móveis. Para muitos, seria difícil imaginar a vida sem ver colegas e entes queridos falando com você em tempo real.

 

Cidades flutuantes

Os edifícios na era dos Jetsons não estavam perto do chão; eles podiam ser levantados abaixo ou acima das nuvens, como uma forma de lidar com mudanças climáticas.

Cidades flutuantes de hoje não estão sendo vislumbrada no ar, mas como prédios que flutuam sobre o mar aberto. No entanto, mesmo não estando em uso ainda, protótipos estão sendo construídos com o objetivo de futuramente ajudar a lidar com a superlotação nas cidades em terra.

 

Clonagem

George decidiu que, com a ajuda da ciência, ele criaria outro George para ir ao trabalho enquanto ele próprio ficaria em casa relaxando.

Foi na época dos Jetsons que a clonagem humana passou a ser debatida como uma possibilidade real, e várias leis ao redor do mundo baniram a prática. Cães e ovelhas foram clonados e há muito interesse em trazer de volta à vida, a partir de células intactas, animais extintos, como o mamute.

 

Transporte de tubo a vácuo

Ao invés de usar elevadores ou subir escadas, no desenho os trabalhadores eram sugados por um tubo a vácuo super rápido.

Como carros voadores, sistemas de tubos eram algo com o qual se sonhava na época dos Jetsons, e alguns engenheiros passaram a esboçar transportes que utilizariam esse tipo de tecnologia. Em 2012 equipes dos EUA e da China trabalharam sobre o conceito de transportadores, desenhados para funcionar através de túneis que teriam tido todo o ar sugado para fora.

 

Agora, os cientistas estão prevendo que esses tubos poderiam, teoricamente, atingir velocidades de até 2.500 quilômetros por hora. Isso faria o trajeto da América do Norte para a Europa apenas 60 minutos em vez de seis horas de avião.

 

Tablet

O TeleViewer era uma tela com o único propósito de oferecer notícias em um formato semelhante ao papel de jornal. Nele era possível ver imagens em movimento (mídia incorporada) e oferecia ao leitor uma experiência mais interativa e multidimensional. Em essência, o TeleViewer era um tablet.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Talvez te interesse

Últimas

Evento no MS abordou a importância do Selo Biocombustível Social na promoção da autonomia econômica e na valorização da biodiversidade...

Categorias