05 de julho, 2025

Últimas:

Conheça as brincadeiras mais recomendadas conforme a fase de desenvolvimento da criança

Anúncios

Liceu Anglo Botucatu: Rua General Telles, 3310 Lavapés – Botucatu (14) 3882-2895

AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA ESTEJAM CADA VEZ MAIS CONECTADAS À TECNOLOGIA, e o primeiro contato delas com esse mundo, inclusive, passou a acontecer logo nos primeiros anos de vida: muitas acabam nem brincando como deveriam. “Nas brincadeiras, os filhos se aproximam dos pais, e ambos passam a se reconhecer melhor”, diz a psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal, criadora do PROJETO FILHOS BRILHANTES. Para ela, reunir a família em prol do bom desenvolvimento dos pequenos é fundamental: “isso ainda ajuda a IDENTIFICAR UM POSSÍVEL DISTÚRBIO NO TEMPO CERTO”, acrescenta, já que quanto mais cedo forem tratados certos transtornos ou dificuldades de aprendizagem, menos problemas adiante.

Anúncios

Cada fase da infância requer um tipo de atividade apropriada. E, para que os adultos possam realizá-las em casa, em conjunto com a garotada, seguem algumas dicas abaixo:

Anúncios

ATÉ OS QUATRO MESES DE IDADE

Segundo a especialista, o ideal é oferecer aqueles brinquedinhos que fazem barulhos, como chocalhos, ou garrafinhas com grãos dentro. Mordedores também são bem importantes, já que NESSES PRIMEIROS MESES O BEBÊ ESTÁ APRENDENDO A DESCOBRIR O MUNDO ATRAVÉS DOS SEUS SENTIDOS. Por isso a necessidade de se levar tudo à boca.

DOS 4 AOS 6 MESES

Sheila conta que, uma vez que as experimentações por meio do paladar, visão, tato, etc. já tenham sido feitas, os pimpolhinhos começam a se dar conta de que podem jogar os objetos no chão e movimentá-los. Então, aqueles que são de tecido, bola, produtos com rodinhas, entre outros, são as melhores indicações para isso.

DE 6 A 10 MESES

Aqui a CRIANÇA JÁ CONSEGUE IDENTIFICAR COM MAIS PROPRIEDADE AS FORMAS E OS SONS. A psicopedagoga recomenda, assim, aqueles JOGUINHOS SIMPLES DE ENCAIXE, os que tocam musiquinha, falam; livrinhos de pano ou plástico feitos para essa faixa etária são ótimos para se explorar texturas diferenciadas também.

DOS 10 MESES A UM ANO DE IDADE

Sem deixar de lado tudo que já foi usado anteriormente, Sheila destaca que É A PARTIR DOS 10 MESES QUE SE PASSA A TER MAIS NOÇÃO DE BALANÇO E EQUILÍBRIO – justamente quando os primeiros passinhos são dados em muitos casos. “Comece a brincar de dançar músicas e ofereça a oportunidade do seu filho movimentar o próprio corpo, como em cavalinhos de balanço”.

DE 1 A 2 ANOS

Essa é a FASE DE EMPILHAR: tudo que se vê pela frente! “Você pode brincar de empilhar alguns objetos (brinquedos específicos ou outros itens da casa) como copos de plástico”, ela fala. A PARTIR DE UM ANO E MEIO, TORNA-SE MAIS INTERESSANTE INCENTIVAR A AGILIDADE DO FÍSICO: uma pequena aula de ginástica, em que você pede para colocar as mãos para cima e para baixo depois, por exemplo, garante que os gestos sejam seguidos.

DOS 2 AOS 4 ANOS

Como a firmeza física bem mais desenvolvida nesse estágio, Sheila ensina um passatempo: “você pode fazer um caminho dentro de casa, e brincar de andar como um leão ou uma tartaruga dentro e depois fora da linha”.

DE 4 A 6 ANOS

A dominância sobre números, letras e traços é muito maior, pois a criançada já está bem mais esperta e crescidinha depois dos quatro anos. “Você pode brincar de escrever e colocar fontes bem grandes folhas de papel, como várias sulfites coladas”, sugere, como maneira de AUMENTAR A CAPACIDADE COGNITIVA, de raciocínio e inteligência.

 DOS 6 AOS 8 ANOS

Conforme a profissional, a ALFABETIZAÇÃO É PARTE DA ROTINA de quem está nessa etapa. Aquelas BRINCADEIRAS COMO FORCA, “STOP” (lembra? Que tem que ir nomeando lugar, comida, carro, etc. de acordo com a letra escolhida) são bem-vindas. “Faça jogos de desenhar ou imitar animais que tenham a letra ‘R’, por exemplo”, ela propõe, a fim de fortalecer o aprendizado dos fonemas.

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

“AS CRIANÇAS TÊM ATÉ DOS 4 ANOS E MEIO AOS 5 PARA ADQUIRIR TODOS OS SONS DA LÍNGUA, incluindo os últimos que consegue aprender, como o ‘pra’ de prato e o ‘tra’ de trator”, destaca. Para saber o momento de procurar ajuda profissional, é preciso ESTAR PRESENTE NA INTERAÇÃO COM OS FILHOS. “Desligue a TV, deixe o celular por um tempo, e dedique-se somente a eles”, reforça.

Fonte: Daquidali

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias