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Sua transportadora pode ser escolhida pelo e-commerce. Saiba como
O e-commerce é um dos maiores parceiros das transportadoras para expandir mercados e conquistar novos clientes. Porém, cada segmento possui suas diretrizes e estratégias, e sua transportadora deve saber o que fazer para ganhar destaque.
O uso de dados está entre os principais diferenciais quando um varejo online vai buscar uma transportadora. E a DataOcean te oferece essa solução.
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O que o e-commerce prioriza nas transportadoras?
Em outros textos publicados neste blog, comentamos sobre a expansão do comércio digital e como ele se tornou um aliado para as transportadoras, mesmo em um cenário de pandemia, crise e inflação. Em 2022, a previsão é de que o setor de varejo continue em uma fase de reestruturação, e os gestores devem mudar ou adaptar suas estratégias de venda e entrega para diminuir a concorrência. É o que aponta a previsão da consultoria KPMG.
De acordo com o sócio-líder de consumo da empresa, Fernando Gambôa, a nova realidade exige que companhias de varejo implementem novas estratégias para obter sucesso. Para o e-commerce, excepcionalmente, o desafio será manter a qualidade e gerir riscos.
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A relação com as transportadoras partirá do monitoramento das empresas, que buscarão sempre as melhores opções para equilibrar os gastos. Sendo assim, gestores de logística devem oferecer propostas inteligentes e inovadoras, estudando a transformação constante do comércio eletrônico.
A 4ª edição da “Pesquisa Nacional de Varejo Online”, realizada pelo Sebrae, apontou que os shoppings virtuais (ou marketplaces) são hoje a principal plataforma do e-commerce. Eles são utilizados por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, alcançando a preferência de 52%. Por outro lado, a carga tributária, logística, marketing e concorrência são os principais empecilhos para os pequenos negócios, que miram em alternativas para buscar atendimento rápido e eficaz.
Já o custo de entrega é um dos fatores decisivos na decisão de uma compra online. Dados da pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) afirmam que 60% dos consumidores enxergam o preço do produto como uma motivação, enquanto quase 40% buscam o frete grátis como diferencial. Porém, para as transportadoras, ser a empresa que apresenta o melhor preço não é o bastante para ganhar a confiança dos clientes e parceiros.
Qualidade de entrega, velocidade e cuidados com as mercadorias são fatores imprescindíveis, pois eles garantem que o consumidor poderá realizar uma nova compra no futuro. Abrangência de atendimento, atenção às recomendações de segurança e composição da frota também compõem o conjunto da confiabilidade.
No geral, se apresentar como uma empresa de transportes organizada, que trata bem os clientes e que se preocupa com todo o processo de entrega, desde a origem do produto até a Last Mile (última milha, tradução livre em português) pode parecer um detalhe simples, mas que certamente será levado em conta ao receber um feedback. E pensando nessas etapas, contar com uma gestão de estoque efetiva, priorizando os centros de distribuição, chamará maior atenção do e-commerce, justamente pelo preço de distribuição.
Como gestor de uma transportadora, é necessário que você saiba que empresas ligadas ao comércio digital são, por natureza, mais ligadas a dados/informações. Os clientes estudam suas necessidades, capacidades e sabem qual é o produto e o serviço que esperam receber. Junto a isso, também procuram referências, como a reputação da marca, seu cumprimento de prazos e os valores praticados.
O que pode ser feito é mostrar todas essas informações com a máxima transparência, como apresentar a infraestrutura e instalações, críticas e reclamações recebidas e quais segmentos seus objetivos costumam priorizar. Estar alinhado quanto à segurança, às certificações oficiais de veículos e ao uso de tecnologias também são diferenciais competitivos que podem ser considerados. Abaixo, te mostraremos como organizar todas essas informações na sua transportadora e colocá-la como a escolha do e-commerce para a entrega.
Veja mais: Aproveite o crescimento do e-commerce para impulsionar sua transportadora
Um diferencial baseado no uso de dados
A tecnologia é uma vantagem não só para melhorar a cultura organizacional, mas também para a otimização dos serviços de entrega e segurança dos produtos. Inovar e almejar permanecer entre as empresas que usam ferramentas digitais como diferencial é garantia de novos mercados.
Traçar rotas seguras e mais rápidas é apenas um dos serviços da plataforma de insights da DataOcean. Por meio da inteligência baseada em dados, indicam-se estratégias ideais para guiar a logística de sua transportadora, utilizando Inteligência Artificial. Entre as diretrizes estão: redução de custos, ganho de eficiência e informações em tempo real sobre o que cada condutor irá enfrentar ao definir uma rota.
Com insights baseados em análises preditivas, dados que ficarão visíveis para um gerenciamento mais eficiente da frota são disponibilizados, bem como a tomada de decisões por parte dos gestores. Desta forma, sua empresa poderá saber quais diferenciais apresentar a um varejo que trabalha com comércio eletrônico, e ainda ter perspectivas de receitas, despesas, tributos e clientes, para inovar cada vez mais.
Entre em contato com a DataOcean e conheça nossas alternativas e serviços para a sua transportadora se destacar no segmento do e-commerce.