Anúncios
Mais de 260 mil pessoas morreram na Colômbia durante as quase seis décadas de conflito armado, afirmou um relatório do Centro Nacional Colombiano de Memória Histórica divulgado nesta quinta-feira (2). Essa é a pesquisa mais abrangente sobre mortes neste período já realizada.
A pesquisa contabilizou mortes relacionadas ao conflito, incluindo assassinatos, massacres e ataques terroristas. Das 262.197 vítimas, cerca de 215 mil eram civis.
Anúncios
Grupos paramilitares formados para combater guerrilheiros foram responsáveis por 94.754 mortes, as guerrilhas por 35.683 e forças de segurança por 9.804. Além disso, entre os 80.500 desaparecidos deste período, 70.587 jamais foram encontrados.
O estudo revela ainda que mais de 15,7 mil pessoas foram vítimas de violência sexual.
Anúncios
Para o relatório, pesquisadores contaram com o apoio de centenas de instituições e estudaram mais de 10 mil documentos, que ajudaram a traçar um panorama mais abrangente sobre as mortes.
O ministro colombiano de Defesa, Luis Carlos Villegas, disse que o relatório é chocante e revela a importância de continuar trabalhando pela paz. Em 2016, o governo do país assinou um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que pôs fim à guerrilha.
Um estudo anterior havia calculado em 220 mil o número de mortos nas mais de cinco décadas de conflito armado.
Fonte: Yahoo!