Anúncios
A Prefeitura de Conchas (SP) decretou hoje situação de emergência devido à explosão de casos de dengue. Neste ano, a cidade, que tem 15 mil habitantes, já confirmou 738 casos da doença, segundo o painel de arboviroses do Estado. Isso significa que, a cada 100 pessoas, aproximadamente quatro estão infectadas.
O documento foi assinado pelo prefeito Paulo Nunes de Almeida (PDT), nesta segunda-feira (3). Entrando em vigor no mesmo dia da assinatura, o decreto considera adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, incluindo aquisição de insumos e materiais para combater o mosquito e contratação de serviços emergenciais.
Anúncios
Além disso, o documento autoriza também a prorrogação de contratos e convênios administrativos para combate ao mosquito e assistência à saúde e criação da Sala de Situação de Combate à Dengue, composta por representantes da Secretaria de Saúde, Planejamento, Educação, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente, Câmara dos Vereadores e sociedade civil.
Ainda conforme o documento, o município irá realizar mutirões de limpeza e coleta de entulhos, com participação voluntária da população. Já as despesas decorrentes a partir do decreto correrão por conta de verbas próprias do orçamento.
Anúncios
Por ter menos de 100 mil habitantes, Conchas ainda não recebeu doses da vacina QDenga disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, para o público alvo de 10 a 14 anos.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
- Febre
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Fonte: G1