27 abril, 2024

Últimas:

Comportas da usina hidrelétrica de Barra Bonita são abertas e cidades podem ter inundações

Anúncios

Água invadiu parte da avenida Pedro Ometto (Foto: Reprodução/TV TEM)

As comportas da usina hidrelétrica de Barra Bonita (SP) foram abertas nesta sexta-feira (15) após a chuva que atingiu a região nesta semana e podem provocar inundações na região. A AES Tietê informou que pode haver aumento do nível do rio, afetando comércios perto do rio, bem como o teleférico da cidade e o parque de Igaraçu do Tietê. Comerciantes que trabalham nos quiosques da orla do rio Tietê em Barra Bonita tiveram que retirar equipamentos e mercadorias para não ter prejuízo com o alagamento.

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos foi informada pela Agência Nacional das Águas (ANA) que o Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou que a vazão do reservatório de Barra Bonita foi aumentada de 2.000 m3/s para 2.800 m3/s. O aumento no volume liberado, determinado pelo ONS, deixou parte da avenida Pedro Ometo coberta pela água.

Anúncios

A prefeitura de Barra Bonita disponibilizou o pavilhão de exposições para que todo o material de bares, restaurantes, quiosques e lojas da orla possa ficar guardado até o nível d’água voltar ao normal. A ponte Campos Salles e a avenida Pedro Ometto estão interditadas.

De forma preventiva, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acionou os prefeitos das cidades de Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Macatuba, Pederneiras, Itapuí, Boraceia, Bariri, Arealva e Itaju. Além disso, a Defesa Civil do Estado também fez contato com a Policia Militar Ambiental, bem como o Corpo de Bombeiros e defesas civis municipais para dar suporte caso haja necessidade de remoção de famílias ribeirinhas. A Defesa Civil do Estado vai coordenar todo trabalho de orientação e suporte a famílias atingidas.

Anúncios

Água do rio subiu após abertura das comportas (Foto: Reprodução/TV TEM)
Água do rio subiu após abertura das comportas (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

CDC da América Latina é obrigatório, dizem líderes de saúde pública e a AHF

27/04/2024

Anúncios Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina enfrentou durante várias crises de...

Categorias