23 de dezembro, 2024

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Como reorganizar sua empresa depois de uma crise

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Depois de passar por uma crise é hora de reorganizar a sua empresa para uma retomada financeira de sucesso. Para isso, é preciso pensar no que o mercado lhe apresenta, fazer a otimização dos processos e realizar as apostas certas para o êxito do seu negócio.

Agora que você já conseguiu superar a crise, mantendo, nem que minimamente, o funcionamento do seu negócio, é preciso pensar além. Retomar plenamente as atividades de uma empresa não é uma tarefa fácil, sendo preciso fazer um bom planejamento e boas análises para garantir uma retomada assertiva.

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Para lhe ajudar a reorganizar a sua empresa da maneira certa no pós-crise, separamos algumas dicas fundamentais. Confira as nossas sugestões abaixo:

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para um planejamento assertivo é fazer uma pesquisa de mercado pós-crise. Realizar esse estudo é fundamental para entender pontos importantes como: o posicionamento do seu negócio no mercado, a efetividade de seus produtos e serviços para os clientes e a situação dos concorrentes.

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Após uma crise, muitos pontos podem mudar. Talvez, o que seu cliente necessitava há alguns meses não é o que ele precisa agora. É provável que ações de marketing anteriores não surtam o mesmo efeito após este momento adverso.

Fazer uma pesquisa de mercado é fundamental para entender as expectativas dos concorrentes do seu segmento e, principalmente, as expectativas atuais dos seus clientes. Isso é essencial para montar um planejamento assertivo.

Identifique seus pontos fortes e fracos com a matriz SWOT

Nenhuma empresa continua a mesma depois de enfrentar uma crise. Uma das formas mais práticas de descobrir o que mudou é a matriz SWOT. Basicamente, essa análise busca encontrar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças no seu negócio.

As forças representam os pontos fortes da empresa. Ter uma equipe qualificada e preço competitivo são características fortes, por exemplo. As fraquezas são os pontos fracos em relação ao seu mercado, como, por exemplo, falta de presença on-line e altos custos operacionais.

As oportunidades são as ações de mercado que podem ser vantajosas para a sua empresa, como, por exemplo, pouca concorrência ou crescimento de demanda. Por fim, as ameaças são os fatores externos que expõe seu negócio ao risco, como a diminuição do poder de consumo dos consumidores.

Fazer a análise por meio da matriz SWOT lhe traz insights valiosos para o seu planejamento pós-crise. Essa é a chave para aproveitar os pontos fortes do seu negócio e planejar ações que mitiguem os fracos.

Crie o seu planejamento com objetivos e metas bem definidas

Agora que você já entendeu melhor as reações do mercado e do seu segmento como um todo após a crise, faça o seu planejamento de retomada. Esse novo plano deve ter ações, metas e objetivos bem definidos.

Aqui, você deve planejar tudo o que sua empresa adotará a partir de agora. O que deve mudar? Liste os seus pontos fracos e as ações que visam a diminuição deles.

Estipule objetivos realistas, impondo metas e prazos mensuráveis e alcançáveis para o seu negócio. Faça análises sobre as possibilidades de retorno, as necessidades de investimentos e outros fatores necessários para seguir o seu plano à risca.

Acompanhe e analise os resultados do planejamento pós-crise da sua empresa

Com a implementação do planejamento, você deve continuar a fazer uma análise contínua dos resultados da sua empresa no pós-crise. Dessa forma, você não abre espaço para erros.

Acompanhando atentamente o seu planejamento, você consegue enfatizar o que está dando certo e fazer os ajustes necessários no que não está funcionando.

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