Anúncios
O acesso a ferramentas online fez com que pequenas, médias e até mesmo grandes empresas pudessem testar novas estratégias sem precisar investir grandes quantias de dinheiro. Mas essa vantagem é ainda mais importante para os pequenos negócios.
Empresas que dependem do fundador para criar artes com montagem de fotos para postagem em redes sociais, divulgação dos produtos, entre outras iniciativas, podem fazer uso de ferramentas gratuitas que ajudam a permitir uma melhor alocação do capital empresarial.
Anúncios
Em meio a tantas opções disponíveis, vale a pena conhecer algumas ferramentas gratuitas que, se utilizadas da maneira correta, podem trazer muitas vantagens. Confira alguns recursos que pequenos negócios podem utilizar na busca por espaço no mercado em que atuam.
Material criativo mais acessível do que nunca
Um dos grandes elementos que ganharam espaço no mercado de pequenos negócios foi o maior acesso ao material criativo. Antigamente, quem criava um logotipo ou buscava algum tipo de elemento para criação de banners ou materiais promocionais precisava pesquisar bastante.
Anúncios
Existiam algumas redes em que eram trocadas imagens e vídeos para permitir a criação dos materiais que seriam divulgados na campanha. Mas o avanço da tecnologia permitiu que a troca fosse muito maior do que se poderia imaginar.
Hoje em dia é comum fazer uma rápida pesquisa online e encontrar uma série de elementos que podem ser inseridos no material criativo. Sites com fotos disponíveis gratuitamente para os usuários e até mesmo ferramentas para customizar as imagens podem ser acessadas sem grandes esforços.
É comum que seja necessária a criação de uma conta para poder acessar os materiais criativos que estão disponíveis no universo online. Mas o importante é ter em mente que tudo isso não existia há anos atrás.
O avanço da tecnologia permitiu que as empresas tivessem acesso a muito mais materiais para tomar a decisão quanto aos materiais criativos de campanhas promocionais, ou até mesmo da identidade da marca.
Métricas ajudam na avaliação das iniciativas
Outro elemento que também passou a ser muito utilizado pelas empresas, principalmente no ambiente online, foi a utilização de KPIs. Essa sigla se refere ao termo em inglês Key Performance Indicator que nada mais é do que um indicador de performance.
Esse indicador de performance costuma ser apresentado no formato de índice e varia de acordo com a iniciativa adotada pela empresa. Alguns negócios utilizam conversões, impressões, ou até mesmo cliques para saber se as suas iniciativas estão trazendo o retorno esperado.
A definição de um indicador de performance deve ser realizada com cuidado. Afinal, se o índice não for escolhido de maneira sábia, pode ser que os valores não representem o que realmente importa.
Ferramentas de controle de performance estão disponíveis em diversas plataformas de marketing online. Um bom exemplo é o Google Ads, onde os interessados podem criar propagandas pagas com foco em algum objetivo específico.
O interessante é que não é preciso ser nenhum especialista em marketing para começar. Devido ao elevado número de tutoriais online, bastam algumas horas de aula para aprender o essencial para dar os primeiros passos.
O treinamento gratuito de Google Ads é um bom exemplo de acesso a informação que faz toda a diferença para os anunciantes. Por ser grátis, os pequenos empresários conseguem economizar recursos que podem ser investidos em outros setores do seu negócio.
Além disso, é possível envolver funcionários na qualificação dos profissionais em busca de resultados melhores não só para a empresa como também para os seus clientes.
Análise de tendências ajuda nas projeções
Outra ferramenta que também chegou para somar na experiência e confiança dos empresários industriais e seus pequenos negócios é a análise de tendências. Sites como o Google Trends são bons indicativos do que os usuários têm buscado.
A análise de tendência ajuda as empresas a definir em qual área suas iniciativas devem ser focadas. Sem contar que serve de indicativo para mostrar o que os clientes em potencial tem buscado em mecanismos de buscas.
O ideal é que as empresas apostem em materiais criativos criados com ferramentas gratuitas, ao mesmo tempo em que definem as métricas mais importantes para o seu negócio e consigam ficar por dentro das tendências do seu setor.
Essa combinação tende a trazer grandes frutos para empresas que realmente estão dispostas a prosperar em seus respectivos mercados. Já os pequenos empresários que ignoram essas oportunidades podem acabar perdendo espaço.
Em um mundo que se transforma rapidamente com os avanços tecnológicos e inovações, estar por dentro das tendências e aproveitar as oportunidades são iniciativas que podem render bons frutos.