Anúncios
A mentalidade certa pode ajudar você a conseguir um emprego mais rápido do que imagina. Prepare-se para voltar ao mercado de trabalho com estas dicas.
O cenário pode parecer estranho para quem está há um bom tempo fora do mercado de trabalho ou quer fazer uma transição de carreira depois de anos de experiência em uma empresa. Muitas coisas estão mudadas, mas a essência continua a mesma: um currículo bem elaborado, bons relacionamentos profissionais e atitudes positivas ainda são ferramentas poderosas para a conquista de um emprego. Então, veja o que você pode fazer para se adaptar às transformações.
Anúncios
Turbine o seu currículo
Para quem já preparou um longo curriculum vitae de forma analógica, nada como a praticidade de editar um modelo de currículo simples que fica pronto em questão de minutos! E, com um bom gerador de CV online, você consegue um resultado impecável sem ter que configurar, formatar ou fazer qualquer ação mais complicada.
O ideal é escolher uma ferramenta com recursos de otimização de currículo para ATS (sistemas de triagem automatizada) e sugestões de conteúdo com ajuda de inteligência artificial. Assim, você pode escolher as frases e palavras-chave ideais para o seu contexto — combinando a tecnologia à sua visão experiente quanto ao que deve ser valorizado em sua candidatura.
Anúncios
Dicas para a atualização do CV
- enxugue a seção de dados pessoais: basta informar seu nome, profissão e contatos básicos
- um resumo profissional conciso e objetivo é o que mais chama a atenção atualmente
- é interessante posicionar a seção mais relevante primeiro e incluir uma lista de habilidades
- procure deixar seu currículo com uma página com bom espaçamento para facilitar a leitura e manter o interesse dos avaliadores
- priorize as informações que se relaciona ao trabalho que você pretende desempenhar
Renove suas competências
A recolocação no mercado de trabalho fica mais fácil para quem se mantém atualizado. Procure se informar sobre as competências mais procuradas no seu segmento e analisar alguns perfis de profissionais que atuam na área ou no cargo pretendido. Ao avaliar as oportunidades de emprego, você pode entender melhor o que as empresas querem e o que você tem a oferecer — incluindo habilidades aplicáveis em uma transição de carreira.
Talvez seja interessante fazer algum tipo de reciclagem ou se inscrever em cursos online para ampliar os seus conhecimentos. O que faz diferença é reconhecer o seu potencial e os pontos a serem aprimorados. Afinal, o aprendizado contínuo é uma das tendências em alta e esse processo pode ajudar você a encontrar maneiras inovadoras de abrir espaço no mercado de trabalho.
Promova-se!
Uma presença marcante pode fazer com que as pessoas lembrem de você quando souberem de oportunidades de emprego. Currículo, carta de apresentação, contatos de trabalho e até as suas publicações em redes sociais ajudam a transmitir uma imagem de profissionalismo que faz toda a diferença para a sua reconquista do mercado de trabalho.
Mais do que compartilhar posts e frases para engajar seguidores por diversão, a dica é se promover como marca no mercado de trabalho. Como? Interagindo mais no LinkedIn, participando de eventos relacionados ao seu setor e até voltando a conversar com ex-colegas para movimentar a sua rede de relacionamentos profissionais. Além disso, inscreva-se em boas plataformas de busca por emprego e cadastre o seu currículo nos sites de empresas onde você gostaria de trabalhar.
Bônus: como se preparar para entrevistas de emprego online
As entrevistas ainda têm um papel importante no processo de seleção profissional, mas é cada vez mais comum que essa etapa seja conduzida por meio de uma plataforma de interação virtual. A boa notícia é que a abordagem ainda é bem parecida com a tradicional. Muitas das perguntas feitas em entrevistas de emprego continuam as mesmas, assim como as recomendações básicas quanto ao comportamento adequado para a ocasião. Portanto, basta se atualizar quanto à “parte técnica” do processo.
Saiba o que fazer se convocarem para você para uma entrevista de emprego online:
- Ambiente: escolha um local silencioso e tome as providências necessárias para evitar interrupções durante a entrevista.
- Estrutura: confira a qualidade da sua conexão à internet e o seu acesso ao aplicativo usado para a entrevista virtual. Teste antes a câmera, o sistema de áudio e o nível de energia do seu computador (ou celular) para garantir que tudo funcione bem na hora combinada.
- Fundo: o que conta é a sua expressão e não o que aparece atrás de você. Por isso, é melhor não ter nada chamativo ao fundo e dispensar filtros ou configurações que possam retocar a sua imagem — um visual que pareça falso pode passar uma impressão negativa sobre você.
- Enquadramento: fique em uma posição confortável a mais ou menos um braço de distância da sua tela e com seu rosto bem iluminado por luz natural ou artificial — você pode se sentar de frente para uma janela ou usar uma lâmpada frontal. Posicione a câmera ao nível dos olhos e procure deixar as suas mãos à mostra no início da entrevista de emprego.
Sua atitude positiva pode ser a chave para a volta ao mercado de trabalho. Confie na sua capacidade e abra-se para as novas perspectivas!
Fonte: OnlineCurriculo