Anúncios
Não dá para negar que o mundo digital é uma parte integrante das nossas vidas. E, embora a Geração Z seja uma nativa digital, seja qual for a idade, é praticamente impossível sobreviver sem as novas tecnologias. Neste sentido, é comum que as gerações mais jovens assumam o papel de suporte técnico para seus pais e avós.
Só para ilustrar, de acordo com uma pesquisa, 80% dos adultos ajudam seus pais com tecnologia. Esse apoio, aliás, tem se tornado cada vez mais importante à medida que as gerações mais velhas enfrentam desafios digitais.
Anúncios
Se você faz parte deste grupo de “pais dos seus pais” quando se trata da imersão na tecnologia, veja como pode ajudá-los, independentemente de sua geração. São dicas que podem ajudar a você mesmo navegar no mundo digital de forma segura e confiante.
Millennials: os especialistas da tecnologia
Os Millennials, ou seja, pessoas nascidas entre 1981 e 1996, cresceram em meio ao boom da internet. Por isso, é natural que estejam geralmente mais à vontade com a tecnologia. No entanto, muitos deles também encontram dificuldades ao tentar transmitir esse conhecimento para seus pais.
Anúncios
Isso ocorre especialmente quando se trata de proteção de dados e segurança online. Além disso, a pesquisa da ExpressVPN revela que os Millennials são os que mais frequentemente ajudam seus pais a navegar no ambiente digital. Com 94% oferecendo suporte, desempenham um papel estratégico em educar as gerações mais velhas sobre como evitar fraudes e manter seus dados seguros.
Geração X: navegando entre o analógico e o digital
A Geração X, nascida entre 1965 e 1980, testemunhou a transição do mundo analógico para o digital. Consequentemente, muitas vezes se vê no meio-termo entre essas duas realidades. É por isso que, embora possuam uma boa compreensão da tecnologia, nem sempre se sentem totalmente confiantes ao usar ferramentas de segurança online.
Para ajudá-los, uma dica é sugerir a instalação de software antimalware e firewalls, que bloqueiam ameaças antes que elas possam comprometer seus dispositivos. Inclusive, o relatório revela que 76% dessa geração busca auxílio de seus filhos quando se trata de tecnologia. Portanto, seu papel é fundamental para garantir que eles adotem boas práticas de segurança.
Baby boomers: facilidade e segurança para as gerações mais velhas
Já os Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964, são a geração que enfrenta os maiores desafios no mundo digital. Como também aponta, boa parte das pessoas pertencentes a esta geração depende dos filhos para navegar na internet e usar dispositivos.
Por isso, uma das principais dicas para essa turma é simplificar o uso de ferramentas digitais. Configurar gerenciadores de senhas, por exemplo, além de ensinar sobre a importância do backup regular de arquivos pode ser um grande passo para garantir a segurança digital dos seus pais.
Outra medida essencial é explicar os riscos de fraudes online e como filtros de spam podem evitar que eles caiam em golpes. Sendo assim, incentive-os a verificar sempre a legitimidade de e-mails antes de clicar em links suspeitos.
Ferramentas essenciais para proteger seus pais no mundo digital
A verdade é que, seja qual for a geração e literacia das tecnologias, os riscos de invasões e exposição de dados sensíveis existem. Só para ilustrar, 54 pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no Brasil, a cada minuto.
Daí, a importância de conhecer ferramentas e práticas que todos podem usar para, assim, garantir uma navegação segura. Por exemplo:
- Autenticação de dois fatores (2FA): adicionar uma camada extra de segurança às contas dos seus pais, garantindo que apenas eles possam acessar suas informações.
- VPN: assegure que eles utilizem uma VPN para proteger seus dados enquanto navegam, especialmente ao fazer compras ou transações bancárias online.
- Gerenciadores de senhas: facilite a criação de senhas fortes e a organização delas, evitando que seus pais usem a mesma para todas as contas.
Fornecer suporte contínuo e explicar de forma simples as melhores práticas de segurança digital pode garantir que seus pais naveguem com confiança, independentemente de sua idade.
A importância da paciência e da repetição no aprendizado digital
Entender o universo digital pode ser desafiador, especialmente para aqueles que não cresceram com essas tecnologias. É por isso que, além de oferecer suporte técnico, é fundamental cultivar paciência e estar preparado para explicar processos mais de uma vez.
As gerações mais velhas, como Baby Boomers e até mesmo alguns da Geração X, podem levar um pouco mais de tempo para absorver novas informações, mas isso não significa que não consigam dominá-las.
A repetição ajuda a fixar o aprendizado e, para muitos, criar uma lista de passos simples, como “como acessar o e-mail” ou “como usar uma rede social com segurança,” pode ser essencial.
Também é interessante incentivar o aprendizado autônomo ao sugerir tutoriais ou cursos online adaptados para iniciantes, o que pode ajudar a aumentar a confiança e independência digital dos seus pais.
Em suma, com as dicas e ferramentas certas, é possível fechar a lacuna geracional no uso da tecnologia e garantir que seus pais não só naveguem pela internet, mas o façam de forma segura. E aí, como você tem ajudado as pessoas mais próximas a transitar pela tecnologia?