26 abril, 2024

Últimas:

Como ajudar as crianças no uso das máscaras

Anúncios

As máscaras, em tempos de pandemia, são os principais acessórios para a proteção contra o novo coronavírus. A recomendação mais atual da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que todos, inclusive crianças, usem as máscaras todas as vezes que saírem de suas casas. No entanto, como posso ajudar meu pequeno a usar máscara? Como fazer com que eles utilizem?

Explique o contexto em que estamos vivendo

O primeiro ponto é explicar o motivo pelo qual o uso se faz necessário. É compartilhar com os pequenos, de forma simples e direta, o momento em que estamos vivendo. Não há necessidade de alarmar os pequenos. No entanto, a criança deve compreender que a máscara é uma grande proteção. Analogias podem servir para a ludicidade, dizer, por exemplo que a máscara é a capa para um super-herói ou o escudo para um cavalheiro.

Anúncios

Devemos manter o isolamento social

Lembramos que idealmente, até que as escolas voltem, a principal forma de evitar a contaminação é manter o isolamento social. Ou seja, o ideal é que as crianças não saiam de seus lares, local onde o uso de máscaras não é necessário. 

A partir de qual idade pode usar a máscara?

O uso de máscaras não é recomendado para crianças de até dois anos, pois pode haver risco de sufocamento, segundo a Anvisa. O uso também não é recomendado por pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência. Para essas pessoas, é primordial que mantenham o isolamento social como principal medida de proteção.

Anúncios

Faça combinados e deixe claro as expectativas

Faça combinados antes das saídas de casa. Deixe claro o sequenciamento de atividades que serão feitas ou o tempo que vocês irão demorar para retornar. Reforce as medidas de proteção, como manter a máscara no rostinho, não tocar no tecido, manter distância de pelo menos dois metros das pessoas e lavar as mãos sempre que possível. Se o pequeno seguiu os combinados, reforce-o positivamente. Se ele não seguiu, use o momento para o reforçar a importância do item. É esperado que as crianças retirem as máscaras ao sinal de incômodo. Reconheça o esforço e redobre outras medidas de segurança. 

Mas mais importante, use e abuse de estampas lúdicas e divertidas. Isso facilitará que seu filho veja a máscara como algo divertido de usar. 

Com Blog Leiturinha

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias