Anúncios
Um grupo de cavaleiros está reproduzindo o tradicional trajeto dos tropeiros, grupo que desbravou cidades do interior de São Paulo. Em um percurso de 250 quilômetros, de Itararé a Sorocaba (SP), a comitiva deve finalizar o trajeto no próximo domingo (28).
A 10ª edição da Tropeada Paulista começou no dia 18 de maio em Itararé – ponto de partida da comitiva -, com 35 cavaleiros, entre homens e mulheres, de 11 cidades diferentes.
Anúncios
O líder da tropeada Orailson Pereira conta que reproduzir esse trajeto é uma tradição transmitida a cada geração, que “Resgata a história do tropeirismo no Brasil. (…) fomentando o turismo rural, cultural e a equinocultura da nossa região”.
A estudante Ester Geovana Ramalho, cujo bisavô foi um tropeiro, ressalta que a tropeada é uma forma de se conectar com as origens familiares.
Anúncios
“Minha família veio disso [tropeirismo]. Meu bisavô fazia esse caminho, só que do Rio Grande do Sul até Sorocaba, vendendo animais. Para mim é muito bom refazer esse caminho para relembrar dele”, conta a jovem.
A próxima parada da tropeada é em Araçoiaba da Serra, nesta sexta-feira. E, por fim, no domingo, a comitiva deve chegar ao destino final: Sorocaba (SP).
“Normalmente, quando chega a Itapetininga, agrega a região do Vale do Ribeira e do Centro-Oeste [paulista], porque aqui é o entroncamento. De Itararé, saímos com 11 cidades e a previsão é de chegar com 13, com mais comitivas”, explica o líder Orailson.
Fonte: G1