06 de julho, 2025

Últimas:

Comer peixe pode deixar crianças mais inteligentes, segundo pesquisa

Anúncios

Uma análise de dados de 44 pesquisas diferentes, publicada no periódico médico Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids (PLEFA), associou o consumo de peixes e frutos do mar durante a gravidez e infância a um melhor desempenho em testes de habilidades mentais.

Quase todas as pesquisas sobre o consumo desses alimentos durante a gravidez e lactação tiveram resultados positivos. Cinco delas comprovaram que mães que comiam mais de 340 gramas por dia tiveram filhos com maior QI verbal, relacionado a processos de comunicação e conhecimentos adquiridos.

Anúncios

Já o consumo de peixes e frutos do mar na infância resultou em crianças com menor risco de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, melhores notas escolares e QI maior em até 9,5 pontos em comparação com os colegas que não comiam peixe. As diferenças puderam ser constatadas a partir dos 14 meses de vida. As crianças que comiam quantidades superiores a 227 gramas por semana apresentaram resultados melhores.

Os pesquisadores orientaram as mulheres grávidas que participaram da pesquisa a evitarem peixes com nível elevado de mercúrio, como atum e espadarte. Mas três dos estudos que incluíram informações sobre o teor de mercúrio concluíram que os benefícios estavam presentes mesmo nos peixes com alto nível do metal.

Anúncios

Das pesquisas analisadas, 29 eram estudos com participação de 102.944 pares de mãe e filho. Os outros 15 se referem a relatórios sobre 25.031 crianças menores de 18 anos. Nem todos os resultados indicavam benefícios, mas não foram encontrados malefícios, mesmo nos níveis mais altos de consumo.

Fonte: R7

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Novo espaço une ciência de ponta, tecnologia e cuidado ao paciente, com projetos que visam melhorar diagnósticos, terapias e...

Categorias