Anúncios
O combate ao incêndio de grandes proporções em uma área de mata, que fica entre as cidades de Taquarituba (SP) e Coronel Macedo (SP), continua neste sábado (24), quatro dias após os primeiros focos. De acordo com a Defesa Civil de Taquarituba, o fogo ainda está intenso na região por conta do tipo de vegetação que cobre a área.
De acordo com a Defesa Civil, há possibilidade do fogo chegar em uma área de vegetação de Itaporanga (SP). Conforme o diretor de Meio Ambiente de Taquarituba, Gabriel Soldeira, a expectativa é que chova na região neste sábado (24).
Anúncios
“A Defesa Civil e os bombeiros estão correndo, fazendo o possível para segurar, mas não estão conseguindo. Então, a esperança é que chova bastante amanhã ou pelo menos o suficiente para segurar a propagação das chamas”, explica.
O trabalho de combate à queimada conta com apoio das Defesas Civis de Coronel Macedo, Taquarituba e Itaporanga e do Corpo de Bombeiros Itaí.
Anúncios
Quatro dias de fogo intenso
Segundo a Defesa Civil do Estado, o fogo em área de vegetação teve início na quarta-feira (21), às 15h30, em uma plantação de pinus. Não há registros de vítimas ou de casas afetadas. O órgão também informou que não é possível dimensionar a área total atingida, porém, até está sexta-feira (23) o fogo já havia atingido aproximadamente 120 alqueires.
Conforme os bombeiros, o combate às chamas é desafiador, pois os locais têm terreno irregular, o que dificulta o acesso dos caminhões.
Gabinete de crise
O governo de São Paulo criou, nesta sexta-feira, um gabinete de crise para gerenciar as ações contra incêndios de grandes proporções em todo o estado.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, na região de Itapetininga, Taquarituba entra na lista de cidades que estão em alerta máximo para perigo de incêndios, devido à baixa umidade do ar e a onda de calor que atingiu todo o estado.
Fonte: G1