Anúncios
O comandante-chefe das forças ucranianas disse nesta segunda-feira que suas tropas estão criando as condições necessárias para avançar e passar a ter a iniciativa no campo de batalha, mais de um ano após o início da invasão russa ao país.
Valeriy Zaluzhnyi divulgou um comunicado pelo aplicativo Telegram, em que assegurou que as linhas de defesa ucranianas estão estáveis e conseguindo repelir tentativas russas de contra-ataque e de distrair as forças ucranianas em outras frentes de batalha.
Anúncios
“Lutas intensas estão ocorrendo e, pouco a pouco, as tropas ucranianas seguem criando as condições de avançar. A iniciativa está do nosso lado”, afirmou Zaluzhnyi, após participar de ligação telefônica com o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA.
A Ucrânia lançou uma contraofensiva no início do inverno no Hemisfério Norte, na tentativa de recuperar partes do território capturado pela Rússia no sul e no leste do país. Os Estados Unidos e outros aliados do Ocidente enviaram armas à Ucrânia e treinaram os soldados para que Kiev realizasse a ofensiva.
Anúncios
A Ucrânia já recapturou alguns vilarejos no sul e territórios próximos à cidade de Bakhmut. As autoridades do país rebateram críticas de que estariam avançando muito lentamente, dizendo que essa estratégia tem o intuito de evitar mortes. A Ucrânia tem atacado linhas russas bem equipadas e defendidas por minas terrestres. Moscou diz que a contraofensiva ucraniana foi um fracasso.
“Em algumas direções, o inimigo está realizando grandes ataques, mas sem sucesso. Eles querem distrair as forças ucranianas de algumas partes do fronte”, concluiu Zaluzhnyi.
Fonte: Agências