20 abril, 2024

Últimas:

Com protocolo rígido, Copa Truck reinicia automobilismo no Brasil

Anúncios

Depois de ter todos os eventos suspensos após o fim de semana de 15 de março, o automobilismo brasileiro voltará à ativa neste fim de semana, informa o GloboEsporte.com. Com rígido protocolo de segurança sanitária e arquibancadas fechadas, a Copa Truck começará sua temporada 2020 com uma rodada dupla em Cascavel. O evento será feito para a televisão: sábado, às 16h (de Brasília), e domingo, às 13h, com transmissão do SporTV 2.

O fim de semana terá um formato especial de copa, resolvida em apenas um fim de semana, com duas corridas de 40 minutos + 1 volta (normalmente, as provas da Truck têm 25 min de duração). Os três primeiros colocados na soma de pontos das duas corridas estarão garantidos na superfinal, no fim do ano. As redes sociais da categoria realizarão várias lives mostrando o cumprimento dos protocolos, além de uma apresentação virtual dos pilotos no domingo pela manhã. O grid terá a participação de 20 caminhões na etapa de abertura.

Anúncios

Protocolo exige arquibancadas vazias e controle rígido de distanciamento social nos boxes da Copa Truck — Foto: Duda Bairros/Copa Truck
Protocolo exige arquibancadas vazias e controle rígido de distanciamento social nos boxes da Copa Truck (Fotos: Duda Bairros/Copa Truck)

Um rígido protocolo de segurança e higiene foi firmado com Prefeitura de Cascavel, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde. O número de profissionais distribuídos pelos 11 mil m² da área de boxes foi limitado. Além disso, o acesso destas pessoas ao autódromo só será permitido com a apresentação de identificação pessoal e do exame RT-PCR (que terá que estar negativo para COVID-19). Os profissionais vindos de fora (pilotos e equipes) deverão apresentar o exame antes de partirem para Cascavel. Já os profissionais contratados localmente também terão de fazer o teste para entrada no local. Além disso, será feita aferição de temperatura na barreira sanitária que será instalada na porta do autódromo. Todos deverão utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs): máscara facial e face shield.

– A Copa Truck trabalhou muito para conseguir elaborar e cumprir um Protocolo de Conduta e segurança devido à Covid-19, e assim poder garantir o retorno dos profissionais às pistas de uma forma consciente e segura, e ao mesmo tempo levar ao público, que estará em casa, duas corridas emocionantes através da transmissão pela TV e das redes sociais. Esta será nossa mensagem: fique em casa seguro, respeite os decretos municipais, que estaremos também em um ambiente protegido fazendo grandes corridas para vocês – disse Vanda Camacho, diretora-geral da Mais Brasil, empresa promotora do campeonato.

Anúncios

Boxes do autódromo terão controle rígido de acesso, sem imprensa e com poucos mecânicos — Foto: Duda Bairros/Copa Truck
Boxes do autódromo terão controle rígido de acesso, sem imprensa e com poucos mecânicos (Foto: Reprodução)

As equipes serão monitoradas e orientadas por fiscais nos dois dias das corridas nas dependências do autódromo. Todas as atividades exigirão distanciamento social mínimo dentro dos boxes e as reuniões serão por videoconferências. Haverá limpeza constante dos ambientes e distribuição de álcool em gel em todas as áreas, assim como a orientação para o não-compartilhamento de ferramentas e consultoria constante aos presentes – equipes, organização, cronometragem, resgate, sinalização, direção de provas, comissários, médicos, limpeza, segurança e brigadistas. A maior parte dessas equipes será composta por pessoas locais, para evitar deslocamentos desnecessários.

– Durante muito tempo a gente tem convidado as pessoas a assistirem grandes corridas em Cascavel. Será a abertura, mas dessa vez pediremos para as pessoas ficarem em casa e prestigiarem pela TV, pois estamos em uma pandemia e não será permitido entrar no autódromo. É uma alegria muito grande esta corrida, que será transmitida para todo o Brasil direto da capital da velocidade. Não podemos deixar de inovar mesmo neste momento de dificuldades com a primeira corrida sem público deste novo tempo. E será feita uma fiscalização intensa em todos os momentos das regras para todos, protegendo os participantes e a população – disse Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel.

Além disso, não haverá cobertura de imprensa no local, apenas pelas redes sociais da categoria e a transmissão pelo SporTV2.

– Estamos em uma pandemia, no meio de um momento difícil e nosso esporte é feito por profissionais que sobrevivem dele. Por isso, queremos dar o exemplo de uma retomada segura – completou Vanda.

Cascavel será a cidade onde o automobilismo brasileiro voltará à ativa em 2020 — Foto: Vanderley Soares/Copa Truck
Cascavel será a cidade onde o automobilismo brasileiro voltará à ativa em 2020 (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias