20 de janeiro, 2026

Últimas:

Com onda de calor e ventos fortes, incêndios florestais no Chile deixam ao menos 19 mortos

Anúncios

Nesta segunda-feira (19), autoridades chilenas informaram que incêndios florestais deixaram pelo menos 19 mortos até o momento, enquanto o governo realiza evacuações em massa e combate quase duas dezenas de focos, agravados pelo calor intenso do verão nos últimos dias e por ventos fortes. Cerca de 50 mil pessoas deixaram suas casa e mais de 300 propriedades já foram destruídas, de acordo com as autoridades.

“A previsão que temos hoje é de altas temperaturas”, disse o ministro da Segurança, Luis Cordero, ao afirmar que a principal preocupação agora é que novos incêndios sejam desencadeados em toda a região. Partes do centro e sul do país estavam sob alertas de calor extremo, com temperaturas previstas para atingir até 37ºC nesta segunda, informa a Reuters.

Anúncios

No domingo, os bombeiros combatiam 24 incêndios diferentes em todo o país, sendo os mais graves nas regiões de Nuble e Bio Bio, onde o governo declarou estado de emergência. Embora as condições climáticas durante a noite tenham ajudado a controlar alguns incêndios, os maiores ainda estavam ativos nesta segunda, e com previsão de condições adversas ao longo do dia, afirmou Cordero em uma coletiva de imprensa.

“Em vista dos graves incêndios florestais em curso, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”, disse o presidente Gabriel Boric em uma rede social.

Anúncios

Imagens aéreas mostram a devastação em áreas povoadas do município de Penco devido a um incêndio florestal, em 18 de janeiro de 2026. (Foto: Um Só Planeta)

Alguns moradores disseram que os incêndios os pegaram de surpresa depois da meia-noite de sábado, deixando-os presos em suas casas, segundo apurado pela Sky News. “Muitas pessoas não evacuaram. Elas permaneceram em suas casas porque pensaram que o fogo pararia na borda da floresta”, disse John Guzman, de 55 anos, observando a situação em Penco.

Autoridades locais relataram ao portal que, durante horas no domingo, a destruição era generalizada e a ajuda do governo federal não chegava a lugar nenhum. “Prezado Presidente Boric, do fundo do meu coração, estou aqui há quatro horas, uma comunidade está em chamas e não há presença (do governo)”, disse Rodrigo Vera, prefeito da pequena cidade litorânea de Penco, na região de Biobío.

Desde a virada de 2026, Chile e Argentina têm sofrido com ondas de calor e incêndios florestais devastadores destruíram parte da Patagônia argentina no início deste mês.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Nesta segunda-feira  (19), o Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados da primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica...

Categorias