15 de fevereiro, 2026

Últimas:

Com mar gelado em inverno rigoroso nos EUA, mais de 600 tartarugas marinhas encalham na Flórida

Anúncios

A mistura de ar frio e as águas geladas neste inverno do hemisfério norte fez com que mais de 600 tartarugas encalhassem nas praias da Flórida, nos Estados Unidos neste mês — e mais estão aparecendo todos os dias, revelam instituições locais. Como os animais que estão chegando às praias são jovens, a esperança é devolvê-los todas ao mar assim que possível.

As tartarugas marinhas normalmente preferem águas a pelo menos 24ºC. Quando as temperaturas caem para cerca de 10ºC, os animais têm dificuldade para regular a temperatura corporal e respirar o ar frio. Logo, flutuam até a superfície, onde as ondas as trazem para a costa.

Anúncios

“Algumas estão em melhor estado do que outras. As temperaturas caíram rapidamente e ventos fortes levaram as tartarugas para a costa”, disse ao Tampa Bay a porta-voz do aquário de Clearwater, Marsha Strickhouser.

No ano passado, uma combinação de fatores — incluindo as mudanças climáticas — levou ao encalhe de um número recorde de 1.410 tartarugas marinhas na Flórida, segundo a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem do estado, que monitora os encalhes. Ainda é cedo demais para dizer se o último ano fez parte de uma tendência ou se foi uma anomalia, afirmou Kerry McNally, cientista pesquisadora e gerente de reabilitação do aquário de Clearwater.

Anúncios

As tartarugas marinhas são uma das espécies mais antigas da Terra. Elas nadavam com os dinossauros, podem viver por quase cem anos e chegam a pesar mais de 130 quilos. Especialistas afirmam que elas são uma “espécie indicadora”, oferecendo presságios da saúde dos oceanos. Nos Estados Unidos, não há financiamento federal ou estadual para o cuidado de tartarugas marinhas, então os aquários, que dependem de doaçõs para funcionar, arcam com as despesas após resgates como estes.

Com os encalhes cada vez mais comuns, McNally deixa um conselho: se alguma pessoa ver uma tartaruga marinha na praia, não presuma que ela esteja morta. “Tartarugas atordoadas às vezes se enterram na areia, tentando se manter aquecidas. Se ela estiver abaixo da linha da maré alta, mova-a para a parte de cima da praia, para que não ela seja levada de volta para o mar. E, em seguida, ligue para a linha direta de resgate”, diz.

Tartaruga é examinada por funcionários do Aquário da Flórida após ter sido resgatada no domingo do Super Bowl (Foto: The Florida Aquarium)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Temperaturas próximas dos 30 °C marcam o período, com possibilidade de pancadas de chuva e até temporais ao longo...

Categorias